Prefeitura assina contrato com Coopervaí para coleta seletiva


  

Aumentar a renda e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. É desta forma que 45 famílias integrantes da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis de Paranavaí) estão vislumbrando um futuro melhor.

Isso será possível graças ao contrato de prestação de serviço para coleta seletiva firmado nesta semana entre a Prefeitura e a Cooperativa.

Na prática o contrato vai funcionar da seguinte forma: a Coopervaí receberá da prefeitura R$ 62,80 para cada tonelada de lixo reciclável coletado em toda a cidade. Isso quer dizer que quanto mais lixo coletado, mais os cooperados ganham e a cidade ainda aumentará a vida útil do aterro sanitário, já que o material enviado para lá sofrerá uma redução significativa. Atualmente está sendo finalizada a terceira célula do aterro.

Promover o resgate social das famílias que fazem parte da Coopervaí é o objetivo principal do contrato. Um projeto elaborado pela Câmara Técnica de Urbanismo e Meio Ambiente do Codep (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Paranavaí) iniciou o projeto. Paralelamente aos trabalhos, os catadores terão todo o respaldo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Codep para participarem de cursos, palestras e treinamentos, possibilitando assim, a capacitação adequada para desempenhar a atividade profissional.

O prefeito Mauricio Yamakawa comemorou a assinatura do contrato que vai possibilitar a coleta em toda a cidade. “É um projeto de resgate da cidadania. Vai estimular ainda mais os cooperados”, comentou. O prefeito também destacou a importância de descentralizar o local da coleta, levando aos bairros, para assim, facilitar o trabalho dos catadores e conseqüentemente aumentar o faturamento das famílias.

Pedro Baraldi, secretário de Meio Ambiente lembrou da divisão de recursos realizada no mês de dezembro entre os integrantes da Coopervaí. “Foi muito gratificante. Os cooperados contentes com os recursos extras.” Baraldi ainda mencionou a importância da conscientização dos moradores para separar corretamente o material que pode ser reciclado.

O presidente da Coopervaí, Alex Nunes da Silva, era um dos mais animados com as novas possibilidades de crescimento da Cooperativa. “Vai melhorar bastante. Mais famílias vão participar da cooperativa”, disse.

Leoni Dal-Prá, presidente do Codep, adiantou que várias ações já estão programadas para dar seqüência aos trabalhos de capacitação junto aos catadores iniciados no ano passado. “Desde o início do projeto muitas conquistas foram alcançadas. Este contrato é fundamental, para dar sustentabilidade à cooperativa. O recurso será muito bem utilizado.”

Sony Felippe, gerente de bacias hidrográficas da Sudhersa e secretária de meio ambiente da gestão passada parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Fico feliz em ver que o projeto da cooperativa iniciado na gestão passada está tendo continuidade nesta gestão.” A assinatura teve a participação de Luiz Gonzaga Alves de Araújo, professor e vice-diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, que está participando da instalação do Ifet em Paranavaí. Ele comentou a possibilidade de manter parcerias com a Coopervaí para desenvolver projetos com material reciclável quando a universidade começar a funcionar.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto