Prefeitura concede incentivos para implantação do asfalto comunitário


  

Paranavaí deu um passo importante para consolidar o projeto de asfalto comunitário no município.

O prefeito Maurício Yamakawa repassou recursos para a compra de formas para confecção dos blocos do novo pavimento. Trata-se de um projeto mais barato e que será implantado de forma piloto em duas ruas na Coloninha do Jardim São Jorge. Aprovada, a iniciativa estará à disposição de toda a cidade.

O asfalto a partir de bloquetes apresenta exemplos bem-sucedidos, como o da empresa Marquesfund, que tem o pátio com o novo piso. O empresário João Marques afirmou que o pavimento cumpre plenamente o seu objetivo e tem durabilidade e custo baixo em relação ao piso mais utilizado na cidade, chamado asfalto preto. Um exemplo de blocos duráveis lembrado pelo empresário é o da Rua Amapá, quarteirão do Grande Hotel.

A reunião com a comunidade que marcou a entrega de recursos para a compra das formas de bloquetes foi na Associação de Moradores da Vila City. Com a verba serão adquiridas mil formas. A empresa fornecedora, Destro Lajes, anunciou que doará outras 500 formas para o projeto. A comunidade daquela região da cidade também demonstrou interesse no novo projeto de asfalto e será contemplada após a conclusão do projeto-piloto e demonstração da viabilidade técnica e econômica.

A fase experimental na coloninha deverá ser concluída até o dia 14 de dezembro, quando será apresentada. Asfalto é um sonho de mais de 20 anos na Coloninha. A afirmação é do vice-presidente daquela associação, Antônio marcos Sampaio. Ele esteve na reunião, quando falou do trabalho e do excelente custo-benefício do novo pavimento. Ele reconheceu o esforço do prefeito Mauricio Yamakawa para viabilizar o projeto de asfalto para o bairro.

Durante a mesma reunia a associação da Vila City ainda recebeu a permissão de uso do terreno onde está instalada, podendo seguir o projeto de melhoria da sede. Paralelamente o prefeito está encaminhando à Câmara, projeto de lei para análise e votação da concessão de uso. Com a posse oficial da área, a associação poderá investir em melhorias na sua sede administrativa e social, inclusive abrigando cursos e treinamentos para os moradores.

Felicidade. Assim a presidente da Associação da Vila City, Russília Maria da Silva, falou das conquistas comunitárias. Ele lembrou a importância dos moradores permanecerem unidos para trabalhar e conquistar as melhorias.

Já o vereador César Alexandre, morador na área representada pela associação, fez um histórico das reivindicações e das conquistas do bairro. Destacou a nova escola em construção, que representa uma conquista da comunidade. Também lembrou que a administração adquiriu o terreno onde hoje está a associação e elogiou a cessão de uso para a entidade.

O prefeito Maurício Yamakawa definiu a Vila City como um bairro organizado e que conquista os seus objetivos, um bairro com lideranças e uma folha de serviço prestado. O prefeito detalhou algumas obras no bairro, como o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – inaugurado recentemente. Outra conquista marcante lembrada por ele é a nova escola, cuja obra está adiantada e deve funcionar em tempo integral já em 2008.

Sobre a doação do terreno da associação, Yamakawa disse tratar-se de uma conquista justa, uma vez que se trata de uma comunidade batalhadora e que saberá utilizar o espaço para aperfeiçoar as suas atividades. Ele lembrou dos avanços comunitários em três anos, com as associações se articulando e voltando a se interessar pelas suas entidades.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto