Intercâmbio entre Paranavaí e Japão tem garantido grandes conquistas para a comunidade


  

Há cem anos, os primeiros imigrantes japoneses chegavam ao Brasil. As diferenças climáticas e culturais não foram obstáculos para aquele povo que sempre foi conhecido pela determinação e dedicação ao trabalho. As contribuições para a formação da sociedade brasileira foram muitas, por isso, diversos eventos marcam as comemorações dos cem anos da imigração japonesa ao Brasil.

Em Paranavaí não é diferente. Desde março atividades estão sendo realizadas e até o final do ano muitas outras estão programadas.

Prevista para 16 de maio, a inauguração do posto de saúde da Chácara Jaraguá faz parte do calendário de atividades e tem importante ligação com os resultados do intercâmbio entre Paranavaí e Japão. É que no ano passado o município recebeu recursos do governo japonês para a construção da unidade de saúde. Foram aproximadamente R$ 162 mil. O dinheiro foi apenas uma das conquistas que a troca de experiências entre brasileiros e japoneses proporcionou à comunidade paranavaiense.

Desde 2005 o prefeito Mauricio Yamakawa tem dado ênfase às relações diplomáticas e culturais com cidades do Japão. Uma delas é Toyohashi, onde o prefeito esteve no primeiro ano de mandato, fazendo parte da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão. No ano seguinte, uma comitiva de lideranças políticas de Toyohashi esteve em Paranavaí para conhecer o sistema educacional. Na ocasião, uma professora da rede municipal de ensino foi convidada a conhecer as escolas de Toyohashi.

Indicada pelo município, a professora Crislayne de Oliveira viajou para a cidade japonesa em maio de 2007. Ficou em Toyohashi por seis meses e voltou para Paranavaí com muitas coisas para contar. Segundo ela, a evasão escolar entre as crianças brasileiras que moram no Japão é muito grande, e uma das missões da professora foi ajudar a encontrar alternativas para o problema. “O mais importante foi conhecer a realidade deles e poder contribuir com a formação educacional das crianças.”

O intercâmbio deu bons resultados, tanto que este ano a Confederação Nacional dos Municípios estendeu a oportunidade de realizar a viagem a Toyohashi para municípios de todo o país, sendo escolhida uma professora de Paranavaí para representar o Brasil. Em maio, Eliane Teodoro dos Santos irá para o Japão, para levar até lá as práticas educacionais daqui. Assim como aconteceu com a professora Crislayne, ela terá a missão de voltar para o Brasil e mostrar para os dekasseguis que é importante pensar na educação dos filhos antes de ir para terras japonesas procurar emprego.

Também neste ano, a controladora geral do município de Paranavaí, Amélia Kamakawa, irá para o Japão para participar da cerimônia oficial do Ano do Intercâmbio Japão-Brasil, comemorando o centenário da imigração japonesa. O evento será em Tokyo, capital do Japão. Amélia Kamakawa foi a pessoas designada pelo prefeito Mauricio Yamakawa para tratar das relações internacionais de Paranavaí, por isso, representará o município durante as comemorações deste ano.

Prevista para agosto, a visita do prefeito de Toyohashi, acompanhado de uma comitiva da cidade japonesa, será mais um importante passo nas relações entre Japão e Paranavaí. Trata-se de um momento de grande felicidade para a comunidade paranavaiense, porque nessa troca de experiências, o que buscamos é o melhor para a cidade e quem sai ganhando são sempre os moradores, destacou o prefeito Mauricio Yamakawa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto