Prefeito Maurício Yamakawa inaugura segundo CRAS em menos de um mês


  

O prefeito do município de Paranavaí, Maurício Yamakawa, inaugura nesta quarta-feira a unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Maringá 3, Vila City e bairros próximos.

A nova unidade fica na rua Curitiba. A inauguração acontece às 10 horas da manhã em evento público, aberto a toda a comunidade. Esta é a segunda unidade de CRAS na cidade em menos de um mês. A primeira, já em funcionamento na Vila Operária, foi inaugurada no dia 20 do mês passado.

Como Paranavaí é considerada uma cidade de médio porte, o Suas (Sistema Único de Assistência Social) prevê a existência de dois Cras, o que se cumpre agora com a nova inauguração. O Suas ainda prevê que o número de unidades aumente para sete até o ano de 2015, sendo quatro na área urbana e três na área rural.

Leonar Cardoso, diretora de gestão do Suas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que os locais para a implementação do Cras são escolhidos a partir do maior índice de população usuária dos sistemas e serviços de assistência social. O Cras conta com uma equipe técnica multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, entre outros profissionais. Leonar comenta que o objetivo do Cras é prestar atendimento de forma mais próxima da população, tendo como foco a família. Os profissionais vão identificar as características das famílias atendidas para desenvolver projetos de qualificação profissional, detalha.

O Cras também é responsável em potencializar a rede de assistência social do local em que está instalado, ou seja, os atendimentos são encaminhados para escolas e unidades de saúde do bairro, ligando assim todos os parceiros na inclusão das famílias. Cada Cras deve ser responsável pelo atendimento de 5 mil famílias de bairros próximos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto