Paraná é um dos nove estados onde o interior passa a capital na geração de empregos


  

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que, em 2013, o interior do Brasil ultrapassou as áreas metropolitanas e criou mais empregos com carteira assinada. O interior do Paraná e de outros oito estados pesquisados foram responsáveis pela abertura de 340.881 postos formais de trabalho, enquanto as áreas metropolitanas empregaram 211.190 pessoas. As grandes cidades lideravam a abertura de postos formais no País desde 2005.

Paranavaí foi um dos municípios do interior que se destacou na geração de empregos com carteira assinada em 2013. Em julho, a cidade ficou em primeiro lugar no Sul do Brasil na geração de postos formais de trabalho. O saldo líquido de empregos formais gerados em julho do ano passado foi de 440 vagas, 36% a mais que no mesmo período de 2012.

“Existe um número crescente de empresas e indústrias que estão se desvinculando das metrópoles e procurando se instalar no interior, seja pela nossa oferta de mão de obra, seja pelas melhores condições de trabalho ou pelo poder de consumo das famílias, que também vem aumentando”, avalia Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Nos últimos cinco anos, de 2009 a 2013, o município registrou a criação de 4.923 postos formais de trabalho, segundo dados do Caged. Para o secretário, o que chamou mais atenção foi a expansão do setor industrial no período. Foram 1.482 novos empregos na indústria de transformação contra 1.220 no comércio.

Para Guto Costa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), além de atrair bons investimentos, o interior também tem conseguido conter o êxodo de mão de obra que ante buscava boas oportunidades de emprego nas grandes cidades. “O interior está chamando a atenção de empresas e indústrias graças a um conjunto de fatores, dentre eles uma boa logística, custo de vida não tão elevado, boa mobilidade urbana. Tudo isso faz com que a cidade atraia novos investimentos e, mais, contenha a evasão da mão de obra, que anteriormente procurava por boas oportunidades de trabalho nas metrópoles”, observa Guto Costa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto