Programa Mais leite das Crianças impulsiona pecuária de leite da região de Paranavaí


  

Foi realizado anteontem (12/03), no teatro municipal de Paranavaí, o 1º Encontro de Produtores de Leite da Região, com o objetivo de orientar e motivar os produtores de leite com informações sobre práticas e tecnologias que visam o aumento da produção, da produtividade e d a renda na atividade. Projetos dos governos municipal e estadual estão impulsionando essa cultura na região.

O projeto Mais leite das crianças, do Governo Estadual, que dá um litro de leite para cada criança com idade entre 6 meses e 3 anos. é um exemplo. Agora o município apresenta o “Mais leite das crianças”. Um compromisso de campanha do então candidato Rogério Lorenzetti, que agora está próximo de ser implantado. Ele é um complemento do Programa Leite das Crianças, que permitirá que crianças de Paranavaí recebam o leite até os quatro anos. Juntos, esses programas proporcionarão mais demanda aos produtores da cadeia leiteira, impulsionando a atividade.

De acordo com o prefeito Rogério Lorenzetti “o leite é um alimento de fundamental importância no crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. Esse projeto, além de dar mais alimentos às nossas crianças também dará mais oportunidade aos produtores da região. Estamos desenvolvendo diversos trabalhos na Secretaria de Agricultura como forma de dar suporte e apoio aos pequenos produtores e a agricultura da região. Tenham orgulho do que vocês fazem, porque vocês carregam o Brasil nas costas. O agronegócio hoje é parte imprescindível na economia desse país. E eu falo isso com conhecimento de causa porque também sou um agroempreendedor”.

Também estiveram presentes no encontro a secretária da Agricultura Eralda Garcia, o deputado estadual Teruo Kato, o representante do Legislativo, Gil Júlio, o diretor-geral da Emater no Paraná, Ademir Rodrigues, Ivo Pierin Junior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Genécio Feuser, chefe do escritório regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o presidente da Sociedade Rural, Gilberto Pratinha.

Eralda destacou a importância da pecuária leiteira da região quando divulgou que Paranavaí possui quase 200 mil cabeças de gado de leite, onde mais de 3 mil produtores rurais desenvolvem a atividade e tirar seu o sustento. “O nosso objetivo aqui hoje é discutir tecnologias eficientes e ambientalmente corretas. Temos recebido grande respaldo do prefeito Lorenzetti e do deputado Teruo, que tem nos motivado a desenvolver um bom trabalho. Prova disso foi a aquisição de um carro para a nossa secretaria, para que pudéssemos fazer o atendimento de programas que estavam sendo prejudicados sem um meio de transporte”.

O deputado Teruo também ressaltou a importância do programa Mais leite das crianças e parabenizou a atual gestão que, segundo ele, tem valorizado o agronegócio. “Se o agronegócio for bem valorizado e crescer na nossa região temos certeza de que isso refletirá bem na nossa economia”, afirmou o deputado.

Por fim, o chefe regional da Seab declarou que a presença do prefeito e do deputado no encontro foi muito representativo para o setor. “Essas autoridades poderão futuramente fazer reivindicações pelo setor e fazer com que tenhamos ainda mais importância. A renda da pecuária leiteira é uma injeção direta na economia. A região de Paranavaí produz hoje cerca de 12 milhões de litros de leite/mês. Há uma demanda crescente e há um potencial a ser explorado, para que daqui há 5 ou 10 anos possamos dobrar a nossa produção de leite”, enfatizou Genécio.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto