Paranavaí fica entre os 10 mais no ranking de geração de emprego 4 meses seguidos


  

Novamente o município de Paranavaí é destaque no Paraná na geração de empregos. Um fato inédito: pela quarta vez seguida o município ficou entre os 10 maiores geradores de emprego no Estado. Nos meses de junho, julho e agosto, o município alcançou a 4ª, 3ª e 5ª posição respectivamente. No mês de setembro, segundo o Caged, Paranavaí ficou em 10º lugar, ficando a frente dos municípios de Campo Mourão, Cianorte, Umuarama e, inclusive, Londrina. Foi a melhor posição no ranking que o município alcançou no mês de setembro, gerando 249 novos postos de trabalho (928 admissões e 679 desligamentos), um aumento de 69% em relação a setembro do ano anterior.

O setor que mais contribuiu para o saldo significativo foi a indústria de transformação com 83 novos postos de trabalho. Em seguida, o setor de agricultura e agropecuária, com 77 novos postos.

Os meses acumulado de janeiro a setembro aponta o terceiro melhor desempenho de geração de emprego com o saldo de 1.616, perdendo apenas para os anos de 2004 (2.244) e 2005 (2.595).

Após a atualização dos números do Caged de setembro, Paranavaí soma, no momento, 22.195 trabalhadores formais, aumentando em 9% em relação ao ano passado e 39% em relação há 5 anos atrás.

Os números do Caged refletiram na Agência do Trabalhador. No mesmo mês, a Agência disponibilizou 277 vagas e efetuou 1026 encaminhamentos, também o maior número registrado em setembro.

Cenário Nacional
Já no cenário nacional a situação é bem diferente. Enquanto Paranavaí aumentou 69% na geração de emprego no mês de setembro em relação ao mesmo mês no ano passado, o Brasil reduziu 28%, sendo o pior saldo desde 2002. Mesmo afetado pela crise mundial, o Brasil criou 150.334 novos postos de trabalho no mês.

Fonte: Agência do Trabalhador de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto