Oito municípios do Paraná estão entre os 100 que mais geraram empregos no Brasil


  

Oito municípios do Paraná estão na lista dos 100 que mais geraram empregos formais no Brasil, entre janeiro e julho de 2008.

A quantidade de cidades paranaenses no ranking se manteve, em comparação à listagem fechada em junho, que registrou o número de emprego acumulado no semestre. Porém, a última colocação paranaense subiu de 98.ª (Colorado) para 87.ª (Cascavel). Os dados são do estudo organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Curitiba manteve o 4.° lugar, com a criação de 25.836 novos postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano. Maringá, no Noroeste do Estado, (7.937 empregos) repetiu o bom desempenho e continua na 25.ª posição entre todas as cidades do Brasil. Londrina, apesar do excelente resultado do mês de julho, caiu uma colocação e aparece em 33.ª. No município, 7.094 pessoas foram contratadas durante o período.

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi responsável pela geração de 4.697 empregos formais e foi a 48.º colocada no país. Araucária, também na RMC, subiu oito posições em comparação com a lista do mês passado e aparece no 80.º lugar no ranking. Na 82.ª e 85.ª colocações surgem Paraíso do Norte (Noroeste) e Bandeirantes (Norte), ambos com menos de 40 mil habitantes. Nesses municípios, o número de postos de trabalho criados no acumulado de 2008 chegou a 3.150 e 3.121, respectivamente.

A cidade de Cascavel (Oeste) foi a que mais cresceu na listagem: foi do 102.º lugar para o 87.º. No município foram geradas 3.070 vagas de emprego de janeiro a julho, sendo 590 só neste último mês, graças aos bons resultados da indústria da transformação (274 contratados) e da construção civil (272).

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o estudo comprova que o Paraná cresce em todas as regiões e se consolida como destaque no cenário nacional. “Nunca na história se viu números tão positivos em geração de emprego formal. Não há o que discutir. O Paraná de hoje é o estado do Brasil que mais cria oportunidades de trabalho em relação ao número de habitantes”, afirmou.

O Paraná gerou, nos sete primeiros meses do ano, 122.792 novos empregos formais, alta de 16,6% na comparação com igual período do ano passado. Foi mais um resultado histórico. O total de 2008 já é próximo do alcançado em todo o ano de 2007, quando o Estado gerou 122.361 empregos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto