Oito municípios do Paraná estão entre os 100 que mais geraram empregos no Brasil


  

Oito municípios do Paraná estão entre os 100 do Brasil que mais criaram empregos formais em 2008, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Curitiba aparece em quarto lugar, Maringá, em 25.º, Londrina, em 32.º, São José dos Pinhais, em 48.º e Araucária, em 88.°. Paraíso do Norte, Bandeirantes e Colorado, com menos de 40 mil habitantes ocupam a 77.ª, 79.ª e 98.ª colocações, respectivamente.

Nesses municípios a principal atividade econômica que contribuiu para a geração de empregos foi o setor relacionado ao plantio de cana-de-açúcar e produção de álcool, nas usinas da região. Paraíso do Norte (Noroeste do Estado), com apenas 11.169 moradores, foi responsável pela geração de 3.070 novos empregos. Em seguida, aparece Bandeirantes (Norte Pioneiro). A cidade de 32.290 habitantes, criou 3.030 novos postos de trabalho. Colorado (Noroeste), que tem população de 21.049 pessoas, garantiu um lugar na lista com 2.560 novos trabalhadores contratados.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a geração de emprego no Paraná tem apresentado crescimento em todas as regiões do Estado. “Os municípios do interior têm alcançado taxas de crescimento de emprego, que possibilitam o desenvolvimento regional sustentável. Ninguém precisa mais mudar para a capital para conseguir emprego digno”, explica.

Para ele, o resultado é reflexo do crescimento da economia em todos os municípios do Estado, que ganhou mais força com os incentivos do governo do estado. “A isenção de ICMS para micro empresas e a redução da alíquota para as pequenas, além das políticas públicas, que são desenvolvidas para o desenvolvimento de todo Estado, são exemplos desse trabalho”, completa.

Entre as grandes cidades, Curitiba aparece em quarto lugar no ranking nacional, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Na capital foram criados 22.652 novos postos de trabalho no primeiro semestre do ano. Maringá ficou na 25.ª posição, com 7.134 empregos gerados. Em Londrina, foram 6.141 novos trabalhadores contratados, o que rendeu ao município o 32.º lugar. São José dos Pinhais obteve a 48.ª colocação, com 4.288 novos postos de trabalho. Em 88.° lugar, Araucária se destacou, com a criação de 2.811 empregos.

O Estado bateu todos os recordes de geração de empregos formais para o primeiro semestre do ano, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o levantamento, de janeiro a junho, foram criados 109.162 novos postos com registro em carteira.

Os setores que mais contribuíram para o bom desempenho paranaense foram a Construção Civil (11.514 novas vagas), Comércio (17.135) e Serviços (28.817). A Indústria e a Agricultura apresentaram queda em relação ao semestre do ano anterior. A primeira gerou 38.689 empregos e teve queda de 9,9%. A segunda gerou 11.949 postos de trabalho e apresentou decréscimo de 6,1%.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto