Paraná é segundo maior produtor de metais sanitários do País


  

Com 19.464 habitantes, o município de Loanda gera pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Metais Sanitários, 2.043 empregos diretos e 3 mil indiretos. A região concentra a segunda maior produção do setor do Brasil (atrás de São Paulo), e produz 1.290 mil peças por mês, com destaque para torneiras, metais hidráulicos, válvulas de metal e saboneteiras.

A forte participação no mercado interno e a consolidação do APL de metais sanitários proporcionaram um novo desafio para o município: a inserção no mercado externo. Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, atualmente, o principal destino das vendas externas são para os países do Mercosul. “Precisamos fazer um forte trabalho com os empresários para estimular, através de cursos, projetos, feiras e rodadas de negócios, a cultura exportadora entre eles”.

As 34 indústrias integrantes do Arranjo Produtivo Local de Loanda partiram para a qualidade e capacitação dos funcionários para encontrar um diferencial nos produtos e maior competitividade com outros estados e países. “Precisamos atingir o mercado externo, mas nossa principal dificuldade é o acesso aos métodos de exportação, assim como a adequação às normas exigidas pelo mercado internacional”, diz o coordenador do APL, Márcio Fernandes de Morais.

Entre as principais ações praticadas pelas empresas do setor estão a capacitação dos encarregados de produção, oficinas de planejamento estratégico, cursos de liderança e marketing para os empresários além de cursos de eletricista industrial e torneiro mecânico. “Com essas iniciativas, os empresários têm a oportunidade de atingir o mercado e agregar maior valor ao produto”, afirmou.

Pioneira - a Metais Imperatriz produz torneiras, chuveiros e acessórios para cozinha e está no mercado há 23 anos. De acordo com a empresária Roberta Senara Gomes, a integração ao APL trouxe vários benefícios para a empresa. “Além das compras feitas em conjunto e investimentos comuns em cursos e escolas profissionalizantes, a parceria entre as empresas permitiu o crescimento de todo o setor”, ressalta.

De olho no mercado externo, Henrique Oda Torres, da empresa Grupo Real Metais, acredita no desenvolvimento interno de seu empreendimento. “Investimos em melhorias nos produtos e cursos para os funcionários, com o objetivo de atingir não apenas o mercado interno, mas principalmente o mercado internacional”, resume.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto