Pecuaristas têm até o dia 31 para vacinar o gado contra febre aftosa


  

Faltando dez dias para terminar a primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa desse ano, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento faz um alerta aos produtores para que não deixem de vacinar seus animais.

Faltando dez dias para terminar a primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa desse ano, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento faz um alerta aos produtores para que não deixem de vacinar seus animais
Faltando dez dias para terminar a primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa desse ano, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento faz um alerta aos produtores para que não deixem de vacinar seus animais.

A campanha começou no dia 1° de maio e se estende até o dia 31. Para cada animal não-vacinado o produtor poderá ser multado em R$ 81,43. A comprovação da vacina deve ser feita também até o dia 31, em uma das 132 unidades veterinárias da Secretaria.

Nessa campanha a Secretaria da Agricultura espera imunizar cerca de 4,6 milhões de animais bovinos e bubalinos jovens. “Essa etapa é uma segunda fase do que foi feito em 2009 com o objetivo de vacinar tão-somente animais de zero a 24 meses de vida. Isso faz parte de um acordo firmado sob recomendação do Ministério da Agricultura, para que possamos buscar a condição de Estado livre da aftosa sem vacinação”, disse o secretário Erikson Chandoha.

O diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária da Seab), Marco Antonio Teixeira Pinto, alerta os pecuaristas para a importância da vacinação. “A sanidade agropecuária é fundamental para que o produtor paranaense possa comercializar no mercado externo, e só com a condição de área livre de aftosa sem vacinação é que teremos condições para este comércio”, afirmou.

Este status, segundo ele, passa por alguns ajustes de acordo com a Normativa 44 do Ministério. “Primeiro temos que fazer o dever de casa, tanto o poder público quanto privado, no que se refere à estrutura física e humana. A estrutura humana está avançando porque o governador Orlando Pessuti determinou a contratação de mais de 300 profissionais de nível superior e médio. Quanto à estrutura física estamos fazendo o devido levantamento para então readequar os postos de fiscalização em nossas barreiras”, destacou Chandoha.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto