VIAPAR mantém comitê de segurança que reduziu a zero as mortes em pontos analisados


  

Pelo menos duas vezes por mês, os seis integrantes de vários departamentos da concessionária VIAPAR se reúnem com um só objetivo: realizar estudos sobre a segurança do tráfego ao longo dos 546 quilômetros de rodovias administradas pela empresa nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná, utilizadas diariamente por 50 mil usuários. O resultado prático dessas reuniões é que em 31 pontos de atenção, identificados e que mereciam ações preventivas, o índice de mortes em acidentes foi reduzido a zero.

O comitê atua da seguinte forma: a equipe mapeia todo o trecho em um trabalho minucioso, de 200 em 200 metros, com base nos dados do Centro de Controle e Operações (CCO) concessionária. Locais onde são constatados pelo menos três acidentes recebem especial atenção, a fim de se tentar identificar as suas principais causas. Depois de conhecidas, iniciativas são tomadas no sentido de chamar a atenção dos motoristas ou, se necessário, melhorar a estrutura do local.

O coordenador do grupo, Valdemir Branco, explica que as providências vão desde o reforço da sinalização, blitzes educativas em conjunto com a Polícia Rodoviária, instalação de painéis com mensagens, defensas metálicas, faixas de retenção e melhorias na sinalização vertical e horizontal.

Branco destaca que o número de acidentes verificados nos pontos analisados diminuiu 19%, sendo que o índice de feridos caiu 28%. Os trabalhos são sempre realizados com base em informações do ano anterior. Em 2007 eram aproximadamente 50 pontos de atenção, mas neste ano o número caiu para 17. “A constatação é de que pelo menos 95% dos acidentes são causados por atos de imprudência, como velocidade excessiva e ultrapassagens perigosas”, completa o coordenador do comitê, que é formado por profissionais de engenharia, operações e comunicação da VIAPAR.

Fonte: Assessoria de Comunicação / VIAPAR






Design by Gustavo Picoloto