Neste 5 de agosto, quando se celebra o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância do trabalho desempenhado diariamente pela equipe técnica do setor na promoção da saúde e prevenção de riscos à população.
A Vigilância Sanitária é responsável por ações fundamentais, como a fiscalização de estabelecimentos comerciais e de saúde, controle da qualidade da água, verificação das condições de higiene em serviços de alimentação, monitoramento de produtos e ambientes com potencial risco à saúde, além da promoção do bem-estar animal.
De janeiro a julho de 2025, os profissionais da Vigilância Sanitária de Paranavaí realizaram milhares de atendimentos. Confira alguns dados do balanço do primeiro semestre:
- Serviços internos: 1.802
- Análises de laudos de monitoramento da água para consumo humano: 885
- Alimentação do sistema Sisagua: 569
- Ações de educação sanitária: 544
- Atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais: 532
- Orientações sobre cuidados com o bem-estar animal: 393
- Atendimentos a denúncias gerais: 5.663
- Análises de relatórios de controle de qualidade da água: 335
- Recebimento de balancetes de farmácias: 281
- Atendimentos a denúncias de animais abandonados: 247
Além das fiscalizações, o setor também realiza atividades educativas, com foco na orientação de empreendedores e da população sobre práticas seguras e saudáveis.
“A Vigilância Sanitária é um braço importante da saúde pública, pois atua de forma preventiva para proteger a população de possíveis riscos invisíveis, mas que podem causar grandes danos”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária, Renata Romanini.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






