Novo preço do transporte coletivo entra em vigor junto com uma série de benefícios previstos na licitação


  

O preço da passagem de ônibus do transporte coletivo urbano terá reajuste a partir do dia 1º do mês de junho.

Na verdade trata-se da entrada em vigor das novas regras previstas na concorrência pública vencida pela Viação Cidade de Paranavaí. É o valor mínimo apontado em concorrência para oferecer a série de benefícios exigida pelo município, resolvendo um problema que se arrastava por cerca de 40 anos. Com isso, o reajuste começa a ser praticado junto com a segunda etapa da melhoria do serviço, iniciada no mês de abril quando os ônibus novos passaram a circular. Nesta semana também foram implantados os primeiros abrigos novos, oferecendo conforto e segurança para os usuários.

O preço anterior da passagem era de R$ 1,75, praticado há mais de três anos e com o transporte precário instalado na década de 1960 e pouco modificado em 40 anos. O valor da passagem foi um dos itens da concorrência pública que implantou o novo serviço, reforça Sílvia Sasaki, secretária de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí. De acordo com a concorrência, trata-se do valor mínimo para comportar o volume de inovações exigidas, reafirma. O preço foi um dos itens que mais pesaram para a seleção da prestadora de serviço.

Com as mudanças que entram em vigor neste dia 1º, Paranavaí passa a ter uma série de benefícios. Dentre esses novos serviços estão: a bilhetagem eletrônica, o acesso facilitado para portadores de deficiências, novas linhas, nova frota, adequação da garagem, treinamento de funcionários com cursos de primeiros socorros e direção defensiva e outros. Estão garantidos também os passes do idoso (por lei nacional) e do estudante, um benefício garantido por decisão administrativa do prefeito Mauricio Yamakawa.

Em outras cidades o passe do estudante é subsidiado (50%). No entanto, em Paranavaí foi garantida a gratuidade total como incentivo para que mais jovens permaneçam na escola e tenham o acesso facilitado. O transporte coletivo de Paranavaí tem regras transparentes, conforme contrato. A população deve ficar atenta à qualidade do serviço, com canais permanentes para fazer críticas, sugestões e elogios. A empresa deve disponibilizar um serviço gratuito de telefone (0800).

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto