Quase 10 mil pessoas não fizeram biometria e tiveram título de eleitor cancelado


  

Durante quatro meses, o Fórum Eleitoral esteve aberto atendendo à população para o cadastramento biométrico, uma exigência para as eleições de 2018. De um total de 75.388 eleitores, 9.945 (13%) ficaram sem fazer a biometria e tiveram seus títulos cancelados. No total, 65.443 eleitores da Comarca de Paranavaí compareceram ao Fórum Eleitoral e fizeram a revisão biométrica.

Segundo o chefe do cartório da Justiça Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino, os eleitores de Paranavaí, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e Amaporã que não fizeram a revisão biométrica estão com o título de eleitor cancelado e não poderão votar nas próximas eleições se não comparecerem ao fórum. “Mesmo com o fim do prazo, quem não fez a biometria ainda precisa comparecer ao Fórum Eleitoral com o comprovante de residência e documento oficial com foto para atualizar o cadastro. Todos precisam fazer o seu cadastramento biométrico para não perder os direitos” disse.

Quem não regularizar sua situação com a justiça, não poderá participar das eleições no ano que vem. Além disso, também podem sofrer uma série de penalidades, como não poder tirar ou renovar o passaporte, tomar posse em cargo público ou se matricular em instituições de ensino superior. “O CPF também pode passar para a situação de suspenso e, a partir daí, decorrer todas as implicações que dependem do CPF em situação regular”, explicou Cristiano.

A partir desta segunda-feira (14/8), o atendimento do Fórum Eleitoral volta a ser das 12h às 19h. “Não há mais aquela estrutura ampliada, portanto, a capacidade de atendimento diária reduziu. Mesmo assim, esperamos que os eleitores venham regularizar sua situação”, finalizou o chefe do cartório.

Balanço – Paranavaí tem 65.440 eleitores, mas apenas 56.546 (86,41%) fizeram o cadastramento biométrico, ou seja, com 8.894 eleitores de fora das eleições em 2018, a cidade pode ver sua representatividade política cair. “É através do voto que elegemos os nossos representantes, não só aqui em Paranavaí, mas na esfera estadual e federal também. São esses representantes que podem nos ajudar a trazer mais recursos para nossa cidade. Além disso, votar é exercer o nosso papel como cidadão. Infelizmente, podemos ter uma perda na nossa representatividade”, afirmou o prefeito KIQ.

Nos demais municípios da Comarca, a situação foi parecida. Em Tamboara, 3.879 (90,82%) fizeram o cadastramento biométrico. Em Amaporã, 4.733 (89,20%) e Nova Aliança do Ivaí, 1.285 (86,13%) também fizeram a biometria.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto