PM desbarata maior abatedouro clandestino de gado do Noroeste do Paraná


  

Neste dia 10 de dezembro de 2008, Policiais Militares do 8º Batalhão realizaram uma operação no município de Amaporã dando continuidade à Campanha contra o Abigeato na região. As investigações vem ocorrendo há cerca de 6 meses, onde foi mapeado os possíveis locais em que os animais estariam sendo abatidos.

De posse dessas informações, o Comandante do 8º Batalhão, Tenente-Coronel Antonio Olimpio Ramires Lima solicitou ao Exmo. Sr. Juiz da Comarca de Terra Rica os mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos hoje (10/12) a partir das 06h00 da manhã.

No momento em que as equipes policiais militares, comandadas pelo Capitão Virgulino Alves da Silveira, Comandante da Primeira Companhia chegaram no local para cumprirem um Mandado de Busca e Apreensão, na cidade de Amaporã, na residência de Rubenilson Alves da Costa, 43 anos, já flagraram de pronto que o citado e mais a pessoa de Anézio Cunha Pereira, 35 anos, estavam cortando uma carne de gado furtado recém abatido, a qual após apreendida e pesada, totalizou 210 Kg. Com Rubenilson também uma cartucheira .28, e, após diligências no local foram encontrados 14 couros e cabeças de gado os quais estavam enterrados no quintal da residência de Rubenilson, sendo todo este material, produto de furto, sido apreendido e mais os seguintes objetos: 01 (uma) serra fita profissional; 01 (uma) balança para pesar carne; 02 (duas) serras manuais; 07 (sete) facas de açougue; 10 (dez) ganchos de ferro; 02 (duas) chairas; 03 (três) limas; 04 (quatro) laços; 01 (um) arreio. Destaque-se que Rubenilson e Anésio já haviam sido presos em 1997 pela prática de furto de gado e atualmente encontram-se sub-judice em regime aberto.

Outro mandado foi cumprido no mesmo dia na Rua Tiradentes em Amaporã, na casa de Valdair Schimitz, 40 anos, o qual estava de posse de uma arma de fogo, carabina .22 que o mesmo utilizava para o abate de gado. O mesmo já possui antecedentes criminais pelo crime de abigeato. O mesmo foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia.

Também foi preso Guilherme Francisco da Silva, 47 anos, açougueiro, o qual é suspeito de receptação. A prisão do mesmo se deu em virtude de que ele foi flagrado realizando o abate de gado de forma totalmente irregular, sendo que fora apreendido com o mesmo: 01(uma) novilha de 14 arrobas; 1 (uma) talha; 01 (uma ) marreta; 01 (uma) corda; 04 (quatro) facas e 01 (uma) chaira.

Segundo informações, a carne na região estava sendo comercializada em preços baixos e incompatíveis.Por exemplo, um quilo de picanha estava sendo vendido a R$ 3,00. Outro dado importante é que na região os furtos de gado estavam ocorrendo com uma relativa freqüência.

Com este trabalho a Polícia Militar conseguiu desbaratar a maior quadrilha de ladrões de gado e o maior abatedouro da região noroeste. Frise-se que todos os três presos, já possuem um histórico de práticas de mesma natureza e todos eles já possuem passagens na Delegacia em função do mesmo delito.

Ressalte-se também que o Oitavo Batalhão deflagrou recentemente uma campanha contra o Abigeato na qual cartilhas de orientações para proprietários rurais foram distribuídas em toda a região concomitante com um trabalho de rondas e Patrulhamento na área rural.

Fonte: Joaquim de Paula






Design by Gustavo Picoloto