Agosto Azul: cinco UBSs abrem neste sábado com serviços gratuitos para os homens


  

No Paraná, o mês de agosto é voltado à realização de ações de promoção à saúde do homem, assim como o Outubro Rosa é de atenção à saúde da mulher, especialmente sobre o câncer de mama. O Agosto Azul foi instituído em 2012 por Lei Estadual. Em Paranavaí, o mês dedicado aos homens tem oferta de serviços gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde, com sábados de atividades especiais.

No próximo sábado, dia 28 de agosto, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarão abertas oferecendo atividades gratuitas especialmente para o público masculino: UBS Jaraguá, UBS Monte Cristo, UBS São Jorge, UBS Zona Leste e UBS Morumbi. Serão oferecidos serviços como avaliação odontológica; testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; consultas médicas e de enfermagem; vacinação; e orientações específicas para os homens. Mas é importante lembrar que, por conta do período de pandemia de Covid-19, os homens devem agendar previamente o atendimento na UBS de referência para evitar aglomerações.

Calçadão da Rua Souza Naves – Também em alusão ao Agosto Azul, as equipes da Secretaria de Saúde, através da coordenação da Saúde do Homem, vão realizar uma ação coletiva no Calçadão da Rua Souza Naves no período da manhã. A ideia é atender os homens que estejam circulando nas ruas da região central ou que trabalham no comércio com a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da verificação de glicemia e pressão arterial. Todos os serviços serão gratuitos.

Agosto Azul - A expectativa de vida dos homens é de sete anos a menos do que a das mulheres. A ideia com este mês de atenção especial aos homens é que eles também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. Agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina.

O tema escolhido para 2021 é “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”. A campanha chama a atenção para o fato de que o homem, geralmente, busca por serviços já na atenção especializada, com os problemas já instalados e muitas vezes evoluindo de maneira insatisfatória, causando consequências como agravo de comorbidades, maior sofrimento, menor possibilidade de resolução do problema de saúde e maior ônus para o SUS.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto