Cerca de 2,5 mil pessoas podem perder o benefício do Bolsa Família em Paranavaí


  

O titular e os beneficiários que ainda não se pesaram durante este ano devem procurar urgentemente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa Cerca de 70% da população beneficiada pelo Programa Bolsa Família em Paranavaí, ou seja, quase 2.500 famílias estão correndo o risco de ter o benefício bloqueado pelo Governo Federal caso não estejam em dia com as condições exigidas pelo programa. O alerta está sendo feito pelas secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Saúde.

Para que isso não aconteça, o titular e os beneficiários (somente os que ainda não se pesaram durante este ano) devem procurar urgentemente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

“Existem algumas condiciolidades para receber o benefício do Bolsa Família e uma delas é a pesagem, feita duas vezes ao ano, ou seja, uma vez por semestre”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social, Marly Bavia. “Caso isso não seja cumprido pelos usuários, como é o caso da maior parte da população beneficiada de Paranavaí, o cidadão corre o risco de ter o seu cartão bloqueado”, completou Marly.

Outras condicionalidades do programa são: acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos, pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos e a manutenção das crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola. O objetivo das condicionalidades não é punir as famílias, mas responsabilizar de forma conjunta os beneficiários e o poder público.

Recadastramento – Os cadastros desatualizados há mais de dois anos também terão o benefício bloqueado caso não seja feita a atualização. Todas as alterações nos dados das famílias beneficiárias (mudança de endereço, registro de óbito, acompanhamento das áreas de educação e saúde, entre outros) devem ser informadas. Caso a atualização não seja feita até 31 de agosto de 2009 o benefício da família será bloqueado na folha de pagamento de setembro e, se ainda assim o cadastro não passar por atualização, o benefício será cancelado em janeiro de 2010.

Depois do benefício bloqueado, a atualização do cadastro é a condição necessária para que a família continue a receber o benefício – caso ainda tenha o perfil socioeconômico para o programa. Para fazer a atualização o responsável legal do domicílio deve se apresentar em uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social mais próxima de sua casa (Cras do Jardim Maringá, Vila Operária ou São Jorge).

Os documentos necessários para o recadastramento são: comprovante de residência, CPF, RG, carteira de trabalho e holerite do último mês de vencimento para as pessoas acima de 18 anos. Para o menores é necessária a apresentação da certidão de nascimento. Se o responsável legal não forem os pais legítimos é necessário o termo de guarda judicial. Todos os documentos devem ser originais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






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