Com mais riscos, população deve aumentar cuidados contra a dengue neste final de ano


  

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aumentaram. Agora, além da dengue, o mosquito ainda transmite o Zika e a Chikungunya. Apesar de ainda não haver nenhum caso notificado das últimas duas doenças em Paranavaí, a Vigilância em Saúde orienta a população para que aumente os cuidados contra a dengue neste final de ano para driblar os riscos de uma nova epidemia.

“Temos previsões de um verão bastante chuvoso e com altas temperaturas, especialmente na nossa região. Só isso já aumenta muito a proliferação de larvas do mosquito da dengue. Além disso, neste período de festas de final de ano, muitas famílias viajam e esquecem de tomar pequenas precauções para não serem surpreendidas no retorno. É nesse sentido que estamos incentivando a população a redobrar a atenção”, aponta o diretor da Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, Randal Fadel Filho.

Entre os principais cuidados ao sair para viajar, estão algumas ações simples, mas essenciais para o combate à dengue, como: manter o registro da água fechado; não deixar nenhum material que acumule água ao relento; dar descarga em todos os vasos sanitários e deixa-los com as tampas abaixadas; revisar os tanques de lavar roupas, mantendo-os sem acúmulo de sabão ou água; e deixar os baldes com a boca para baixo. “Eliminar os criadouros ainda é a melhor prevenção”, frisa Randal.

O último levantamento feito pela Visa sobre a situação da dengue em Paranavaí, aponta que este ano o município já tem 1.075 casos notificados de dengue, sendo 345 positivos, 729 negativos e 1 aguardando resultado. Os números foram levantados até a última terça-feira, dia 22 de dezembro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto