Dengue: dobra o número de notificações de casos suspeitos em apenas 15 dias


  

A Vigilância em Saúde de Paranavaí está em alerta para uma situação preocupante na cidade. Em apenas 15 dias, o número de notificações de casos suspeitos de dengue dobrou. “Temos divulgado semanalmente um boletim com os números da dengue, do zika vírus e da chikungunya em Paranavaí.

No dia 5 de fevereiro tínhamos 62 notificações de casos suspeitos de dengue. Hoje, apenas 15 dias, este número subiu para 120 notificações. É uma situação realmente alarmante. Desde novembro do ano passado temos falado sobre os riscos de uma nova epidemia na cidade. É nítido que a circulação viral está aumentando e precisamos nos mobilizar e redobrar os cuidados agora, neste período de intenso calor e chuvas constantes”, aponta o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

Outro número preocupante é o de casos confirmados de dengue. Em 2018, Paranavaí terminou o ano com 37 casos positivos. Este ano, já são 15 casos confirmados em apenas 50 dias.

“Esses números comprovam o que estamos falando há meses: se não houver um comprometimento maior da população, o risco de uma epidemia é grande. Nossas equipes têm feito um trabalho rigoroso de bloqueio nas áreas com maior índice de infestação para que possamos diminuir essa quantidade de larvas, mas a situação é de total alerta. Toda a comunidade precisa fazer sua parte e entrar nessa luta”, frisa Randal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto