Em parceria com Secretaria da Saúde de Paranavaí, curso de Enfermagem da Unespar atende jovens do Tiro de Guerra


  

A prevenção, imunização e detecção de doenças em jovens ingressantes no Tiro de Guerra (TG) de Paranavaí é o foco do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Enfermagem do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Denominado “Promoção a saúde dos atiradores do Tiro de Guerra de Paranavaí, com foco no controle de imunização”, o projeto atende a cada ano cerca de 100 novos atiradores.

Desde seu início, em 2012, o projeto já atendeu aproximadamente 800 jovens promovendo a vacinação e detecção precoce de doenças e problemas de saúde como infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, entre outros. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Roseli de Oliveira Borges, a motivação e o interesse pela continuidade do trabalho veio dos próprios sargentos do TG, o instrutor chefe Divonzir Augusto Roniak, e o instrutor Cláudio Deda.

“Todo trabalho, além de propiciar muitos benefícios aos atiradores e, às vezes, até às suas famílias, permite aos acadêmicos de enfermagem uma experiência única no atendimento a população dentro de uma faixa etária importante, quando esses meninos estão saindo da adolescência e entrando para a fase adulta”, ressalta a professora. A iniciativa conta com a participação de 10 a 15 estudantes do segundo e terceiro do curso.

Conforme explica, na parceria entre universidade e Secretaria de Saúde, a Unespar entra com a elaboração e execução das ações em campo junto aos alunos do curso, que além dos atendimentos também inclui palestras e outras atividades. Já a Secretaria é responsável pelo fornecimento de todo material de insumo, como vacinas, seringas, testes rápidos - utilizados por enfermeiros da Rede - para exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e material educativo.

A coordenadora salienta, ainda, que a ação vai ao encontro do cumprimento de metas do município de Paranavaí relacionadas a busca ativa de casos na comunidade e, assim, alerta a população para os problemas de saúde existentes na cidade e região e para o que se deve fazer frente a suspeita de alguma doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unespar






Design by Gustavo Picoloto