Índice de infestação da dengue cai 70% e Lira passa de 9,4% para 2,9% em Paranavaí


  

Foi divulgado no último sábado, 10, pelo diretor da Vigilância Sanitária de Paranavaí, José Marchi, o resultado do mais recente Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), concluído na semana passada na cidade, e que aponta índice de infestação de 2,9%. O anúncio foi feito durante a realização do PAB (Programa de Atenção ao Bairro), no Jardim Morumbi. O número representa quase 70% de queda se comparado ao levantamento anterior, realizado em janeiro deste ano, e que apontou índice de infestação de 9,4%.

Veja também: Secretaria de Saúde e Defesa Civil no combate à dengue pelo Estado

A redução, bastante significativa, ainda não permite comemoração por parte das autoridades e da população, já que o índice ainda está acima do percentual aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%.

Na avaliação do diretor da Vigilância Sanitária, muitos fatores contribuíram para a redução do índice de infestação do mosquito no município. Ele destacou o trabalho de conscientização feito entre os agentes da Vigilância Sanitária e as visitas domiciliares feitas para orientar os moradores e eliminar os focos do Aedes. Também ressaltou a contratação de um caminhão de apoio para recolher lixo e entulho por toda a cidade e destacou o papel do PAB, Programa de Atenção ao Bairro, com os mutirões de limpeza.

As duas primeiras edições do PAB contemplaram locais com alta incidência de focos do mosquito. No Sumaré e no Santos Dumont os índices eram superiores a 10%. O Lira da semana passada mostrou que agora a infestação nos dois locais é de 1,4%. “Isso prova que dengue se combate com ação. O PAB foi uma feliz ideia do prefeito Rogério Lorenzetti e está sendo fundamental no combate à dengue”, reforçou José Marchi.

Para o diretor, é necessário manter permanentemente um caminhão de coleta de entulhos na cidade. Ele disse que desde a contratação do caminhão para este fim, há mais ou menos dois meses, foram recolhidos quase 162 mil quilos de lixo. Foi possível eliminar os focos do mosquito da dengue e manter os índices de infestação controlados. “Em dois anos, os resultados serão muito positivos”, afirmou.

O resultado do último Lira também deixou a Vigilância Sanitária em estado de alerta em relação a alguns pontos da cidade. Para a sua realização, Paranavaí foi dividida em 4 setores. Um deles, contemplando os jardins Ouro Branco, Ouro Verde e Morumbi, apresentou infestação de 3,9%. Mesmo índice calculado no setor que contemplou os jardins São Jorge e Simone e a Vila Operária. No Centro, o índice de infestação do mosquito da dengue chegou a 2,5%. Jardim Guanabara, Vila Paris, Santos Dumont, Sumaré e Parque Industrial registraram 1,4% de infestação.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto