No dia Mundial de Combate à Aids Secretaria de Saúde leva orientações sobre prevenção e riscos da doença


  

Conscientizar a população de Paranavaí sobre os riscos da Aids e as maneiras de prevenir a doença. Este foi o principal objetivo de uma mobilização realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na manhã desta quarta-feira (1), no centro da cidade.

Mobilização realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids nesta quarta-feira conscientizou a população sobre os riscos da doença e as maneiras de preveni-la, em Paranavaí
Mobilização realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids nesta quarta-feira conscientizou a população sobre os riscos da doença e as maneiras de preveni-la

Os motoristas que pararam em alguns semáforos receberam panfletos informativos e preservativos. A ação, organizada pela Secretaria de Saúde, também garantiu a quem passou pelo local orientações sobre o teste rápido de HIV, realizado pelo município, e sobre o cadastramento que pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para o recebimento de camisinhas mensalmente.

De acordo com Roseli Borges Oliveira, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (CTA/Sinas), a expectativa para os próximos anos é que a Aids comece a ser controlada. Isso porque a medicação usada em pessoas com a doença diminui a força do vírus HIV, além dos trabalhos de prevenção e orientação. Mesmo assim, Roseli faz um alerta: “não há mais grupos de risco. A transmissão continua frequente, o que faz necessário o uso de preservativos em todas as relações sexuais”. Roseli completou: a Aids não tem cura, não tem vacina. Se as pessoas não se preocuparem, a situação pode se agravar”.

A coordenadora do Provopar e primeira-dama, Cristina Lorenzetti, ressaltou a importância da mobilização realizada no centro de Paranavaí. “A doença pode atingir qualquer um de nós, de diferentes formas, por isso, é preciso cuidar da saúde, o que torna esta movimentação muito importante.” Cristina reforçou que a responsabilidade sobre a prevenção da Aids não é somente do Poder Público, ao levar orientações e informações à comunidade, mas de todas as pessoas, que devem valorizar mais a própria vida evitando comportamentos de risco.

Vale ressaltar ainda que, durante a campanha de mobilização, foram arrecadados aproximadamente 1.300 kg de alimentos não perecíveis que farão parte da cesta de natal dos pacientes positivos para HIV/AIDS e Tuberculose.

Para a mobilização em alusão ao Dia mundial de Combate à Aids a Secretaria Municipal de Saúde contou com os seguintes parceiros e colaboradores: 14ª Regional de Saúde, Sesc, Provopar, Ditran, Sanepar, Copel, Rádios Transamérica, Cultura e Paranavaí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto