Paranavaí baixa idade para aplicação de 1ª dose em adolescentes sem comorbidades e 3ª dose em idosos


  

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde, dá continuidade nesta sexta-feira (8/10) à ação de vacinação em massa contra Covid-19, no Centro de Eventos. O município baixou para 15 anos completos a idade para a aplicação de 1ª dose em adolescentes sem comorbidades. Já para os idosos que devem tomar a 3ª dose da vacina, a idade baixou para 68 anos completos. A aplicação das doses acontece no Centro de Eventos, das 8h às 13h.

Cronograma – Resumidamente, nesta sexta-feira (8/10) acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para os seguintes grupos:

- 1ª dose: repescagem para maiores de 18 anos; adolescentes de 15 a 17 anos completos, com ou sem comorbidades; e adolescentes de 12 a 14 anos, com comorbidades;

- 2ª dose: todos os imunizantes (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer), de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina;

- 3ª dose: pessoas idosas com 68 anos ou mais (vacinados com a 2ª dose há no mínimo seis meses); e pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).

1ª dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

No caso dos adolescentes de 12 a 14 com comorbidades, é necessária ainda a apresentação de uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente. A 14ª Regional de Saúde disponibilizou um modelo de Formulário para Atestado Médico autorizando a vacinação contra Covid-19, que deve ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico responsável.

Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.

2ª dose – Para receber a 2ª dose dos três imunizantes disponíveis (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer), é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Lembrando que, para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.

3ª dose – Para receber a 3ª dose, os idosos com mais de 68 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que, para os idosos com mais de 68 anos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 6 meses após a imunização com a 2ª dose.

No caso de idosos com mais de 68 anos que estejam acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família).

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.

Lembrando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto