Região Noroeste terá 46 centros de saúde da mulher e da criança


  

O Governo do Estado vai construir 46 novas unidades de Saúde da Mulher e da Criança na região Noroeste.

O anúncio foi feito pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, da Saúde, Gilberto Martin, e do Planejamento e Coordenação Geral, Ênio Verri, numa reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (30/01) na sede da 15.ª Regional de Saúde, em Maringá, com 46 prefeitos da região.

As 46 unidades fazem parte de um lote de 150 novos postos que serão construídos em todo o Paraná. Do primeiro lote, com 145 unidades, 50 já foram entregues e 95 estão em fase final de construção. A região de Maringá foi contemplada com 37 unidades do primeiro lote.

Segundo o secretário Forte Netto, “esta ação é um esforço do Governo estadual, em parceria com os municípios, para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Paraná”. Durante a reunião, os prefeitos da região de Maringá conheceram o projeto arquitetônico das novas unidades. “Investimentos como estes são determinantes para que o Paraná avance na resolução dos problemas básicos de saúde e se posicione entre os Estados com menores índices de mortalidade infantil do país”, ressaltou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

As novas unidades serão construídas nos municípios de Alto Paraná, Altônia, Ângulo, Astorga, Atalaia, Boa Esperança, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Douradina, Esperança Nova,Fênix, Floraí, Floresta, Goioerê, Guairaçá, Iguaraçu, Inajá, Itaguajé, Itambé, Itaúna do Sul, Ivatuba, Janiópolis, Jardim Olinda, Luiziana, Maria Helena, Munhoz de Mello, Nova Cantu, Nova Olímpia, Paiçandu, Paraíso do Norte, Paranavaí, Peabiru, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Quinta do Sol, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio e Xambrê.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo Paranacidade são responsáveis pela construção das unidades. A Secretaria da Saúde tem como atribuições o fornecimento dos equipamentos, repasse de recursos aos municípios para manutenção e pagamento de pessoal, além da prestação de assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais. O terreno para construção das unidades deve ser cedido pelos municípios.

Com 260 m2 de área total, cada estabelecimento tem consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa.

Também participaram da reunião de trabalho, os deputados estaduais Luiz Nishimori e Doutor Batista, a diretora de Operações do Paranacidade, Miryan Kravchychyn, e o coordenador regional do Paranacidade, Albari Alves de Medeiros.

Nestas próximas quinta e sexta-feiras, os secretários Forte Netto e Gilberto Martins se reúnem em Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Londrina com prefeitos para apresentação do projeto e divulgação dos respectivos investimentos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto