Secretaria de Saúde, Sesc, Fafipa e 14ª Regional de Saúde unem forças na luta contra a AIDS


  

Como acontece todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/HIV/AIDS, está desenvolvendo em parceria com o SESC, FAFIPA e 14ª Regional de Saúde atividades alusivas ao Dia 1º de Dezembro – “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”.

Durante toda a semana, as Unidades Básicas de Saúde e equipes do PSF (Programa Saúde da Família) estarão trabalhando nas suas áreas de abrangência, intensificando os trabalhos de orientação e educação em saúde, e encaminhando ao Centro de Testagem e Aconselhamento do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (CTA/SINAS) pessoas que de alguma forma foram expostas ao vírus HIV. A Indemil e o distrito de Graciosa terão trabalhos de prevenção desenvolvidos pela enfermeira do PSF daquele distrito.

Os trabalhos desenvolvidos durante a semana de combate culminarão com uma mobilização no semáforo no Banco do Brasil, no dia 1º, no período da manhã, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, funcionários do DITRAN e 14ª Regional de Saúde. A arrecadação de alimentos não perecíveis para os pacientes portadores da doença é uma outra atividade que também faz parte dos trabalhos do Dia 1º de Dezembro.

Também neste dia, o Sesc estará trabalhando na sua unidade, nos supermercados São Francisco e na Fafipa com entrega de folders, preservativos e realização de orientações, além do encaminhamento de pessoas ao CTA/SINAS para realização do teste rápido.

De acordo com Roseli de Oliveira Borges, enfermeira coordenadora do (CTA/Sinas), os trabalhos têm por objetivo “lembrar a todos que, apesar de, atualmente, a AIDS poder ser controlada por medicamentos eficazes garantindo qualidade de vida a muitos pacientes, ela ainda não tem cura e a prevenção é o caminho mais seguro para evitar a doença que, silenciosamente, entra na vida das pessoas, muitas vezes sem que elas percebam”.

Teste rápido - Durante todo o mês de dezembro o Centro de Testagem e Aconselhamento, uma das unidades de atendimento do SINAS, estará intensificando os trabalhos na realização de teste rápido para HIV, com resultado em 15 minutos, à todas as pessoas que se expuseram ao vírus HIV de alguma forma. O teste é gratuito, não há necessidade de encaminhamento médico, e qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa ou acredita que já foi, ou esteja, exposta ao vírus HIV pode realizá-lo.

O horário de atendimento do CTA é das 7 às 17 horas e o endereço é na Rua Rio Grande do Norte, nº 1840 (na antiga clínica Reabilitar, ao lado do edifício Aruanã). Mais informações no telefone 3424-8574.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto