Sinas faz o acompanhamento de mais de 170 pacientes com Aids de Paranavaí e região


  

O Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas) é um órgão público que trabalha com a prevenção, aconselhamento e tratamento de diversas doenças. Em Paranavaí, ele conta com três espaços físicos, sendo uma para prevenção e aconselhamento de pneumopatias (como a tuberculose) e problemas da pele (como a hanseníase), outro para teste rápido de HIV, e um terceiro espaço para atendimento e acompanhamento médico de pacientes diagnosticados com Aids, hepatite (todos os tipos) e toxoplasmose, que acaba de ganhar um médico infectologista.

Veja também: Secretaria de Saúde, Sesc, Fafipa e 14ª Regional de Saúde unem forças na luta contra a AIDS

“A junção do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço Ambulatorial em uma estrutura com maior espaço físico trouxe maior comodidade, privacidade, e, consequentemente, maior conforto tanto para as pessoas que procuram por diagnóstico de HIV, quanto aos que já estão em tratamento de Aids, pelo fato de serem atendidas em um mesmo local, em espaços específicos para cada atendimento”, explicou a enfermeira coordenadora do CTA/Sinas, Roseli de Oliveira Borges.

De acordo com a coordenadora, o Sinas conta atualmente com 171 pacientes com Aids em tratamento e que fazem uso do coquetel de remédios. São pacientes de toda a região que são atendidos em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Destes, 78 são de Paranavaí, sendo 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino. Outros 43 pacientes de Paranavaí são soropositivos, ou seja, possuem o vírus do HIV, mas ainda não desenvolveram a Aids. Só em 2010, foram notificados 27 novos casos da doença na região, sendo 15 novos casos em Paranavaí.

De 1988, quando foi notificado o primeiro caso da doença no nosso município, até 2010, 112 pessoas da região, sendo 59 em Paranavaí, já morreram em decorrência da Aids. A coordenadora estima que, neste mesmo período, pelo menos 600 casos da doença já foram diagnosticados em toda a região, incluindo os casos importados.
Para tentar reverter essa situação, o Sinas tem realizado trabalhos educativos e de prevenção em escolas, empresas e programas sociais, que já apresentam resultados.

“Após estes trabalhos temos percebido um aumento na demanda do Centro de Testagem e Aconselhamento, o que é extremamente positivo”, afirmou Roseli. “No ano passado, não conseguimos atingir a meta de 2 mil testes rápidos, já este ano, até agora, já realizamos mais de 2.300 testes”, completou a enfermeira.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto