Trabalho de conscientização vai marcar o Dia de Luta Contra a AIDS


  

Na segunda-feira - Dia Mundial de Luta Contra a Aids - a Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí por meio do Programa DST/HIV/AIDS vai desenvolver trabalhos de conscientização contra a doença.

Numa parceria com o CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde), COAS/CTA (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), 14ª Regional de Saúde e Sesc serão distribuídos panfletos e preservativos em vários pontos da cidade.

O dia 1º de dezembro vai ser marcado por mobilizações no semáforo da rua Marechal Cândido Rondon com Getúlio Vargas e também na Polícia Rodoviária. Em todas as unidades básicas de saúde haverá ações de prevenção bem como em algumas empresas onde as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) e Sesc estarão presentes.

A Aids continua sendo um grande problema de saúde pública. Estatísticas mostram que no Brasil, a incidência da doença em adolescentes mulheres e idosos vem crescendo de forma preocupante. “A Secretaria de Saúde por meio do Programa DST/HIV/AIDS vai intensificar o trabalho com adolescentes, mulheres e idosos por conta do aumento de casos”, destaca Rosely de Oliveira Borges, coordenadora do programa na Secretaria de Saúde.

Ela destaca que além de conscientizar a população sobre a doença, os profissionais de saúde vão lembrar a população nesta segunda-feira do Teste Rápido para HIV, com resultado em 1 hora. O exame pode ser feito no COAS/CTA, que fica na rua Santa Catarina, próximo à Igreja Assembléia de Deus.

A coordenadora lembra que a importância de cada um conhecer o seu estado sorológico está no fato de que muitos têm o HIV, mas ainda não desenvolveu AIDS. “Nesses casos existem tratamentos preventivos para protelar ao máximo o aparecimento da doença”, explica.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto