Vigilância Sanitária alerta empresas de transporte de passageiros sobre cuidados com a gripe


  

A Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, preocupada com a iminência de casos de gripe A na região, realizou ontem, quinta-feira, uma reunião com proprietários e funcionários de empresas que fazem o transporte de passageiros para tratar sobre formas de se evitar a transmissão do vírus, bem como monitorar possíveis suspeitos com os sintomas da doença. Os motoristas da Secretaria de Saúde que fazem o transporte de pacientes também participaram da reunião.

Veja também: Continua em 31 o número de notificações de casos suspeitos da nova gripe em Paranavaí

Segundo a médica veterinária e representante do setor de epidemiologia da Secretaria, Paula Figueiredo Sanches, o maior risco está nas viagens para a região de fronteira, como Argentina e Paraguai. Como algumas empresas de Paranavaí fretam ônibus semanalmente para esses destinos, a Secretaria quer acompanhar o histórico dos passageiros.

Paula solicitou as empresas (tanto as que fazem transporte de linha quanto as de turismo) que mantenham um questionário para preenchimento dos passageiros com dados pessoais e se sentem algum sintoma de gripe no momento do embarque.

“Os questionários de controle devem ser preenchidos pelos passageiros no momento do embarque. Isso irá ajudar a identificar grupos e pessoas de risco. O próprio ônibus já é uma situação de risco, por ser fechado e sem muita ventilação. Além do controle que tem sido feito em aeroportos, agora, tentaremos controlar também os meios de transporte terrestre”, explicou Paula.

“Eu achei muito importante essa reunião, porque podemos ficar mais informados sobre a doença. Nós fazemos muitas viagens para essa região de fronteira e vamos solicitar que os passageiros preencham o questionário. Estamos vendo que o município está preparado, agora vamos fazer a nossa parte”, afirmou Anaiza Souza, proprietária de uma empresa de turismo.

A médica informou ainda que no site do Ministério da Saúde estão disponíveis informações sobre como fazer a higienização dos veículos e sugeriu que a empresa tenha máscaras à disposição de funcionários e clientes.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto