Comércio varejista cresce 7,2% em novembro no Paraná


  

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta feira (14/01), o comércio varejista do Paraná cresceu 7,2% em novembro de 2009, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, a taxa é de 4,8%. Em relação a outubro, a alta no volume de vendas comércio varejista do Paraná foi de 3,3%, superior à média nacional (1,1%), a Santa Catarina (2,0%) e ao Rio Grande do Sul (-3,9%).

Veja também:
Vendas no varejo cresceram 5,8% em 2009
Vendas no comércio do Paraná aumentam 7,4%, aponta IBGE

Os setores que tiveram desempenho positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (34,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (28,4%); móveis e eletrodomésticos (14,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,1%); tecidos, vestuário e calçados (9,3%); combustíveis e lubrificantes (2,9%) e hipermercados e supermercados (1,8%). O desempenho negativo ficou com livros, jornais, revistas e papelaria (-13,4%).

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o resultado positivo em setores como móveis e eletrodomésticos, que ainda acumulam perdas no ano, reflete a reação dos consumidores à redução de preços proporcionada pela isenção temporária do IPI. “O crescimento da renda dos trabalhadores e baixa base de comparação do ano anterior explicam os outros resultados.”

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto