Escola Noêmia trabalha na educação e inclusão dos alunos surdos


  

Preocupados com a inclusão social e acadêmica dos alunos surdos de Paranavaí, a Secretaria de Educação do município transferiu, recentemente, o Centro de Atendimento Especializado para Área de Surdez (CAES) para a escola de tempo integral, profª. Noêmia Ribeiro do Amaral.

Este é um trabalho inédito na educação municipal e de dedicação exclusiva dos profissionais, no qual os alunos com deficiência têm ajuda de interpretes em libras para auxiliá-los.

São seis alunos surdos que, além dos professores e toda a estrutura da escola, recebem ajuda de dois interpretes e dois instrutores para facilitar sua inclusão no ensino regular. A escola deu início aos trabalhos por compreender que o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A instituição de ensino e sua comunidade escolar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí, alteraram os espaços e as fronteiras existentes entre os alunos ouvintes e os alunos surdos. Com isso, foi possível perceber a mudança nas relações humanas existentes, a abertura de novas fontes de conhecimento e o desenvolvimento da autoestima.

A aula de informática para os alunos do CAE, procura desenvolver programações que tenham por objetivo o favorecimento do desenvolvimento sócio-cognitivo e da criatividade desses alunos buscando suprir suas necessidades primordiais em relação à comunicação. Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Informática Educativa visam também à interdisciplinaridade, dando apoio e continuidade à prática pedagógica vivenciada em sala de aula.

A escola Noêmia proporciona também aos alunos da instituição, surdos e ouvintes, aulas de LIBRAS com duas instrutoras surdas, alunas do magistério. Esta oficina é acompanhada por uma professora que possui curso de Llibras. As instrutoras também atendem de forma individual os alunos surdos na sala do CAE.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto