Forte frente fria chega ao Paraná


  

A frente fria chegou ao Paraná neste final de semana veio com muita intensidade. Na noite de hoje, 22/7, ocorreu queda de neve em alguns municípios do centro-sul do Paraná. A neve foi confirmada pelo Simepar nos municípios de Guarapuava, Mallet, União da Vitória, Palmas e General Carneiro. Ainda está prevista mais precipitação de neve nas próximas horas nestes e em outros municípios do centro-sul do Paraná. Há inclusive uma baixa probabilidade de neve na região metropolitana de Curitiba.

Veja também: Previsão de frio intenso no começo da próxima semana

Em Guarapuava o fenômeno começou por volta de 20h30 e atingiu vários bairros da cidade. A sensação térmica foi de -6°C.

Além da neve, diversos municípios do centro-sul, sudoeste e oeste do estado registraram o fenômeno de chuva congelada.

Neve em Guarapuava, Centro-Sul do Paraná
Neve em Guarapuava, Centro-Sul do Paraná - foto: Guto Gpuava/Simepar

De acordo com o Simepar, chuva congelada é a precipitação de gelo (grãos arredondados e cristalinos, não brancos ou opacos e que quicam ao tocar superfícies duras), é semelhante ao granizo, mas sem proporção para causar estragos. Já a neve é a precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo ou equivalente à forma sólida de chuvisco (forma de flocos).

Para a região noroeste do Paraná, a madrugada será muito fria, com probabilidade de geada na região de Umuarama. Já na madrugada de terça para quarta feira, deverá ocorrer geada em todos os municípios do Paraná, exceto no litoral.

Em Paranavaí a previsão é de mínima de 4 graus nesta madrugada, 2 graus na madruga de quarta-feira, com geada, e novamente 4 graus na madrugada de quinta-feira, também com possibilidade de geadas.

Com informações do Simepar e Metsul






Design by Gustavo Picoloto