Paranavaí está entre as 70 cidades brasileiras que está conseguindo “escapar” da crise


  

Recente pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedectu) de Paranavaí, aponta que Paranavaí está entre as 70 cidades brasileiras que está conseguindo “escapar” da crise econômica que o país enfrenta. Com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a secretaria levantou que Paranavaí ocupa hoje a 5ª posição no ranking de geração de empregos no Paraná, o 9º lugar no sul do país e o 66º no Brasil (que conta hoje com 5.570 municípios, segundo o IBGE).

Veja também: Assembleia Legislativa aprova Votos de Louvor a Paranavaí por ser uma das 15 melhores cidades para se viver

“Nós levantamos o saldo dos municípios brasileiros no acumulado de janeiro a agosto deste ano. O Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) monitora todos os meses a geração de emprego das cidades com mais de 30 mil habitantes. Lembrando que o número de empregos gerados é o saldo, ou seja, o total de contratações menos o de demissões no período. No acumulado do ano, Paranavaí gerou 651 novos postos de trabalho. Outras cidades importantes do Estado tiveram saldos negativos, como Guarapuava (-231), Paranaguá (-328), Foz do Iguaçu (-909), Ponta Grossa (-1.196) e até a capital Curitiba (-12.981)”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

O setor que mais contribuiu para a geração de empregos nas cidades brasileiras foi o da Agropecuária. “Paranavaí, especificamente, se destaca mais pelo o setor Industrial, que gerou 324 novos postos de trabalho no segmento. No Paraná, somos o 2º município que mais gerou emprego no setor industrial”, frisa Kaká.

“Temos falado em muitas ocasiões que estamos fazendo de tudo para que Paranavaí seja a última cidade a entrar na crise e, se entrar, seja a primeira a sair dela. Os números, mais uma vez, só comprovam isso. Apesar da instabilidade da economia no Brasil, temos conseguido manter bons números na geração de empregos, e isso é muito positivo, porque significa uma segurança financeira para as famílias paranavaienses”, avalia o prefeito Rogério Lorenzetti.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto