Provopar e Semas cadastram famílias para receber telhas e distribuem cobertores e agasalhos


  

Equipes do Provopar, Secretaria de Assistência Social (Semas), Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra continuaram, nesta quarta-feira (29/5), com as mobilizações para socorrer as vítimas de destelhamento causado pela forte chuva de granizo que caiu em Paranavaí na última segunda-feira.

Veja também:
Município se mobiliza para socorrer vítimas de destelhamento
Temporal com granizo atinge Paranavaí

No Provopar estão sendo distribuídos cobertores, roupas e sapatos para as famílias que perderam parte dos seus bens durante a chuva. A primeira dama Cristina Lorenzetti solicitou mil cobertores junto ao Provopar Estadual (comandado pela primeira dama do Paraná, Fernanda Richa), que já estão sendo distribuídos às famílias.

Ainda assim continua o apelo à população para que façam doações de cobertores e agasalhos, pois uma frente fria está a caminho da região e deve baixar as temperaturas, o que vai agravar a situação destas famílias que tiveram suas casas avariadas. As doações devem ser entregues diretamente no Provopar.

Funcionários da Semas e atiradores do Tiro de Guerra fizeram visitas nas casas cadastradas para o recebimento de lonas. A visita serviu para que as equipes dessem um parecer técnico sobre a quantidade de telhas necessárias para suprir os reparos de cada residência. “A prioridade é para as famílias que ficaram desabrigadas e, através deste cadastro, vamos começar a distribuir as telhas para as casas nas regiões mais afetadas, como o Jardim Ipê e o Morumbi”, explicou a secretária Marly Bavia.

A administração municipal estima que pelo menos 20 mil telhas sejam necessárias para repor os estragos das mais de 1.700 casas atingidas.

Famílias – Éber Rogério Gabriel mora na Rua José Ebiner, no Jardim Ipê. Ele conta que a casa foi bastante atingida pelas pedras de granizo e que deve perder também parte dos móveis. “Alguns dos meus móveis estão inchando, dando sinais de perda. A água invadiu todos os cômodos da minha casa. Para cobrir a parte da casa eu tive que remanejar meu orçamento, adiar alguns outros planos para comprar telhas reforçadas. Mas para a parte da área, onde fica o carro, precisei pedir ajuda da Prefeitura e me cadastrei para ser um dos beneficiados. Lamentamos muito as perdas, mas também me sinto feliz porque minha família está bem, ninguém se feriu e aos poucos vamos ajeitando as coisas novamente”, destacou Éber.

Ainda no Jardim Ipê, vizinhos e amigos trabalhavam para consertar o telhado de uma viúva que mora com os filhos pequenos. “Ela nem está em casa porque precisou trabalhar. As crianças dormiram na minha casa esta noite e um amigo, que é de Paraíso do Norte, veio trocar as telhas que ele conseguiu emprestadas para colocar a casa em ordem. É hora de todo mundo se unir e ajudar”, contou a vizinha.

Bruna Cristiane, que mora no Sumaré, esteve no Provopar nesta quarta-feira para buscar roupas e cobertores para ela, seus dois filhos e marido. “Perdemos quase toda nossa roupa. Encharcou tudo com a chuva e com esse tempo frio, não tem nem como lavar nada para tentar recuperar. Agora, toda ajuda é bem-vinda”, completou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto