Radar: números de multas e atendimentos de vítimas envolvidas em acidentes diminuem em Paranavaí


  

Na próxima quinta-feira, 22/11, vai completar um mês que o radar entrou em operação nas ruas de Paranavaí com o objetivo de monitorar a velocidade em pontos estratégicos das vias e garantir a segurança da população no trânsito. Um balanço divulgado nesta semana pela Diretoria de Trânsito (Ditran) mostra que o número de multas aplicadas com o auxílio do equipamento sofreu uma redução ao longo das últimas semanas.

Veja também:
Placas de aviso serão instaladas em até 30 dias em todas as vias monitoradas por radar
Gerente da Ditran afirma que radar é mecanismo necessário para a preservação da vida e segurança no trânsito

Na primeira semana de utilização do radar, 1.027 infrações (somando médias, graves e gravíssimas) foram registradas. O número caiu para quase a metade – 533 infrações - na segunda semana, e chegou a 208 na terceira semana. Na última semana, no entanto, a quantidade de multas aplicadas voltou a subir para 774, mas ainda ficou abaixo do registrado na primeira semana. Entre as multas lavradas nos últimos 30 dias, a maior parte (1.498) foi de infração média, seguida de 800 infrações graves e 244 infrações gravíssimas.

De acordo com o gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, a redução no número de multas é reflexo da conscientização dos motoristas. “Percebemos que os motoristas passaram a respeitar mais o limite de velocidade das vias urbanas e inclusive passaram a dirigir com mais cuidado”, afirmou. Para o gerente, o aumento no número de infrações na última semana foi consequência, principalmente, do feriado prolongado. “O feriado fez aumentar o fluxo de veículos na cidade e, consequentemente, o número de motoristas que excederam os limites de velocidade”, completou.

Coincidência ou não, o número de atendimentos em decorrência de acidentes de trânsito registrados pelo Corpo de Bombeiros de Paranavaí em outubro também apresentou queda se comparado com o mesmo período de 2011. Foram 65 ocorrências em 2012 contra 76 no ano passado. Uma redução de aproximadamente 15%.

Segundo o sargento Fábio Urbano, do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, o número é uma soma de todos os atendimentos realizados em decorrência de acidentes de trânsito no município, tenham eles ocorrido em vias monitoradas por radar ou fora delas.

Finais de Semana – Atendendo solicitações dos próprios usuários do sistema viário de Paranavaí, o município começou a utilizar o radar estático nas vias públicas da cidade também aos fins de semana. A medida teve início no dia 3 de novembro e contou com o apoio da Polícia Militar. Naquele final de semana, foram aplicadas 40 multas no sábado e nenhuma infração foi registrada no domingo.

Sinalização – De acordo com Gabriel Luiz, apesar de a legislação não exigir que haja sinalização indicando o uso de radares, o prefeito Rogério Lorenzetti determinou que a equipe sinalizasse as vias monitoradas por radar para alertar os motoristas sobre a existência do equipamento eletrônico. As placas já foram providenciadas e devem ser entregues nas próximas semanas.

Vias fiscalizadas: Av. Heitor Furtado, Av. Tancredo Neves, Av. Gabriel Esperidião, Av. Distrito Federal, Av. Paraná, Rua Pernambuco e Rua Souza Naves.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto