Comitê de Combate e Prevenção à dengue se reúne nesta segunda-feira para discutir estratégias


  

Na próxima segunda-feira, dia 7/1, membros de 22 entidades que compõem o Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue de Paranavaí, se reúnem para discutir estratégias de ação que envolvam a comunidade e o maior número possível de segmentos para diminuir os índices de infestação e de casos suspeitos ou positivos de dengue na cidade. A reunião está marcada para as 14h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Segundo o diretor da Visa (Vigilância em Saúde), Décio Borges Monteiro, os agentes trabalharam mesmo durante o feriado prolongado de Ano Novo fazendo bloqueio nos locais com casos suspeitos ou positivos para dengue. “O bloqueio é feito em um raio de 300 metros ao redor da residência onde há o caso suspeito, com a pulverização de inseticida. Isso mata o mosquito adulto e diminui as chances de transmissão da doença. Neste final de ano temos divulgado números muito altos de atendimentos de casos suspeitos de dengue e precisamos, neste momento, somar forças. Por isso estamos convocando todas as entidades do Comitê e sociedade civil organizada para esta reunião”, aponta o diretor.

A combinação das chuvas abundantes com as altas temperaturas que fazem na região, além da falta de envolvimento da população no combate aos focos do mosquito da dengue, são os principais fatores que influenciam para a proliferação da doença em Paranavaí. “Se cada um fizer sua parte, o problema pode ser controlado com mais facilidade. Mas isso depende também da população”, avalia Décio.

O Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue de Paranavaí foi criado através do Decreto nº 12.972/2011 e é composto por: Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Planejamento de Ações em Saúde, Vigilância em Saúde, Serviço de Controle de Endemias, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, 14ª Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros, Núcleo regional de Educação, APEAP (Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos), Sanepar, Secretaria Municipal de Educação, SESC, ACIAP, Copel, Secretaria Municipal de Comunicação Social, 8º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, IBAMA, UCAMPAR (União Comunitária das Associações de Moradores de Paranavaí), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e IAP.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto