Inaugura nesta segunda-feira a Casa da Vacina e Central de Imunização de Paranavaí


  

Será inaugurada oficialmente nesta segunda-feira, às 8h30, a Casa da Vacina e Central de Imunização de Paranavaí. O local já está aberto para atendimento à população e tem duas finalidades. A primeira diz respeito à Casa da Vacina: aplicar doses de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com o calendário nacional de vacinação. A segunda finalidade é a da Central de Imunização: distribuir doses de vacinas para as Unidade Básicas de Saúde e hospitais.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Míryam Jordão, a Casa da Vacina é um local adequado para fazer a imunização, especialmente para crianças. “É um espaço exclusivo para vacinação, sem outro tipo de atendimento médico ou de enfermagem. Fizemos para os munícipes”, disse Míryam. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, sem intervalo para almoço.

O local já está aberto para atendimento à população. O horário de funcionamento vai das 8 às 16h30, sem intervalo para o almoço, em Paranavaí
O local já está aberto para atendimento à população. O horário de funcionamento vai das 8 às 16h30, sem intervalo para o almoço

A Casa da Vacina e Central de Imunização de Paranavaí localiza-se numa área de fácil acesso, Rua Santa Catarina nº 2610, esquina com a Rua Amapá, em frente à Igreja Assembleia de Deus. Conta com instalações ideais para armazenar as doses das vacinas e para garantir a segurança da comunidade. Além do setor administrativo, o local tem uma recepção especialmente preparada e decorada para acalmar as crianças, almoxarifado com materiais de uso exclusivo para as vacinas, sala de aplicação, cozinha interna e banheiro com trocador de fralda.

De acordo com Míryam Jordão, coordenadora municipal de Imunização, as vacinas desempenham um papel de prevenção de doenças e a efetividade delas depende de armazenamento e conservação adequados. Por isso, as equipes que trabalham na Casa da Vacina e Central de Imunização foram devidamente treinadas, no intuito de garantir que as vacinas estejam sempre em condições seguras.

Aprovado - Rosemeire é moradora do Jardim São Jorge. Nesta sexta-feira ela levou a filha Ana Clara, de apenas nove dias, para tomar uma dose da vacina BCG, que protege a criança da tuberculose. Rosemeire aprovou as novas instalações para vacinação da comunidade. Ela disse: “no postinho tem muita gente, pessoas gripadas e com outras doenças. É ruim levar a criança para vacinar num ambiente daqueles. Aqui [na Casa da Vacina] é melhor do que no postinho”.

Assim como a moradora do Jardim São Jorge, toda a comunidade tem acesso à Casa da Vacina e Central de Imunização, mas Míryam Jordão deu uma dica importante: “nunca se esqueçam de trazer a carteirinha de vacinação. É um documento de saúde, como se fosse o RG ou o CPF”. A coordenadora municipal de Imunização disse que, por esse motivo, é fundamental manter a caderneta de vacinação sempre em bom estado de conservação.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto