Menos de 40% dos jovens de 20 a 29 anos foram vacinados em Paranavaí


  

Pouco mais de 36% dos jovens com idade entre 20 a 29 anos foram vacinados contra a Gripe A (H1N1) em Paranavaí. Os dados, divulgados pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, levam em conta os números contabilizados até a tarde da última quarta-feira (14). A meta da Secretaria nesta etapa é imunizar cerca de 14 mil jovens no município, mas apenas 5.119 receberam a vacina.

Veja também: Liminar não altera cronograma da Campanha de Vacinação para Gripe A

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Miryan Jordão, a Secretaria teme que os jovens deixem para ser imunizados na última hora, e acabe causando transtornos no NIS Central. Ela inda lembrou que esta etapa da campanha de vacinação segue até o dia 23 de abril, ou seja, o grupo tem pouco mais de seis dias úteis para receber imunizados.

Quanto ao caso da juíza federal Gisele Lemke, da 2.ª Vara Federal de Curitiba, que determinou por decisão liminar que a vacina seja ofertada de forma solidária a toda a população, Miryan explicou que o Secretário Estadual da Saúde, Carlos Moreira Junior, está nesta quarta-feira (14) em Brasília para pedir ao Ministério da Saúde que a vacinação contra a gripe A seja estendida a todos os paranaenses, já que o Estado é um dos que mais registrou mortes de pessoas saudáveis pela doença, em todas as faixas etárias.

Como a liminar está de acordo com a posição do Governo do Paraná, a Procuradoria Geral do Estado optou por não recorrer da decisão. Desta forma, a União tem prazo de 20 dias para cumpri-la. Segundo Miryan, isto significa que a parcela da população que não pertence aos grupos prioritários da campanha ainda não poderá receber a vacina.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto