Natália Falavinha prestigia Torneio de Taekwondo dos Jogos da Juventude



Os atletas e torcedores do Taekwondo dos Jogos da Juventude do Paraná – Fase Final – tiveram uma surpresa na tarde do último sábado. É que veio assistir o torneio a campeã mundial Natália Falavinha (título mundial conquistado em 2005).

Convidada da Federação Paranaense, a atleta disse que o seu objetivo é divulgar o esporte e incentivar a prática por parte dos jovens. Ela aposta no futuro da modalidade e destaca pontos positivos, dentre os quais, a uniformização de estilo e padrão de avaliação. Sobre os Jogos da Juventude, enalteceu a decisão do prefeito MaurícoYamakawa de apoiar a inclusão do Taekwondo no evento (o município tem a prerrogativa de escolher uma modalidade).

Eleita melhor atleta brasileira em 2006, Natália fica feliz se a sua condição de ídolo ajudar a divulgar o esporte. Requisitada pela tietagem e muito aplaudida durante todo o período em que esteve na cidade, a atleta fala dos desafios futuros do Taekwondo. Para ela, é importante entrar forte na seletiva do final deste mês para que a equipe brasileira comece a garantir vagas para as olimpíadas. Otimista, Natália opina que a equipe é composta por atletas experientes e de grande qualidade técnica.

A atleta que coleciona títulos pelo mundo, está feliz também com a organização do seu esporte no Paraná. Ela reforça que a presença nos jogos é importante, pois desperta nos jovens o desejo de praticar a modalidade. Para ela, a base é fundamental para o desenvolvimento do Taekwondo. “É muito importante isso aqui. Eu já participei dos Jogos da Juventude. Hoje sou uma atleta que disputei olimpíada. Tudo começa na base e a base do Paraná está aqui”, reforçou.

Nem a discutida falta de apoio tira o ânimo de Natália. Ela entende que essa primeira geração brasileira de destaque no Taekwondo mundial tem o desafio de mudar o quadro. Para ela, há o preço do pioneirismo, mas também a certeza de que esse grupo será lembrado por abrir e indicar caminhos. Consciente, a campeã entende que a sua geração pode não desfrutar de tudo o que conquistar, mas vai deixar esse legado para as futuras gerações. “Vamos abrir as portas. Isso é o que vale”, avalia.

Para quem pensa que a medalha de prata nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro tirou o ânimo de Natália, se engana. Ao falar sobre o assunto, ela informa que prefere trabalhar e tirar as lições para o futuro. “Para mim ter a chance de analisar o que foi feito e continuar trabalhando é uma vitória”, reiterou. Além de Natália, outros grandes nomes do Taekwondo brasileiro prestigiaram para o torneio, dentre os quais, Fernando Madureira, técnico da Seleção Brasileira e Presidente da Federação Paranaense, além do Mestre Pan, técnico e observador da Seleção.

A presença da atleta revela um pouco da importância dos Jogos da Juventude, evento que Paranavaí sedia pela primeira vez. É também a primeira competia de grande importância que o município organiza em 32 anos. A presença de Natália mereceu destaque do presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde. Ele que permaneceu na cidade durante todo o sábado, participou da premiação do Taekondo e da Ginástica Rítmica. Sobre Natália, lembrou suas conquistas, destacando que se trata de uma das maiores atletas brasileiras, já reconhecida com o título de melhor do ano. Desportista, Gomyde jogou futebol em Paranavaí sábado à tarde, no time do prefeito Maurício Yamakawa.

Felicidade também foi o sentimento expressado pelo prefeito Yamakawa durante a visita de Natália Falavinha. Ele falou do exemplo positivo que Natália apresenta para os jovens e também da sua atitude diferenciada de visitar as competições dos Jojup’s. Um final de semana intenso e que marcou os primeiros dias de competição. Até o próximo sábado Paranavaí continua recebendo os milhares de atletas até 17 anos. Todas as praças esportivas foram remodeladas, criando condições para abrigar o maior evento da história do esporte municipal.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto