Paranavaí é candidata para sediar fase final do Jojup´s em 2012


  

Na última sexta feira, 11, aconteceu em Umuarama o Congresso Técnico dos Jogos da Juventude do Paraná Fase Final de 2009. Na ocasião, foram confirmadas as cidades de Foz do Iguaçu como sede dos jogos em 2010, e Campo Mourão, em 2011. Paranavaí, que também participou das negociações, era uma das candidatas para sediar os jogos em 2010, mas acabou ficando como candidata a sede dos jogos em 2012.

O acordo de candidatura ocorreu em função do atraso dos projetos para buscar recursos federais para as reformas e ampliações que seriam necessárias para a realização dos jogos em 2010. As negociações começaram a serem consolidadas em Paranavaí com a anuência do prefeito Rogério Lorenzetti, o presidente da Fespar, Prof. Paulo César Franzini e seus diretores, a secretária de Esportes de Campo Mourão, Karla Maria Turek, o secretario de Esportes de Foz do Iguaçu, Prof. Paulo Miller, o diretor presidente da Paraná Esportes, Marcos Aurélio Saldanha Rocha e outros secretários.

Segundo Paulo César Franzini, “os projetos irão acontecer, mas, como o tramite burocrático é longo, e restavam somente 11 meses para a data de seu inicio, não seria prudente confirmar os jogos, uma vez que nossas praças esportivas precisam passar por grandes transformações, e isto demanda um recurso considerável. Não podemos, neste momento, onerar os cofres públicos, gastando recursos próprios tendo em vista que algumas prioridades são, no mínimo, mais importantes neste momento”.

“Paranavaí entrou para o rol das cidades sede de grandes eventos esportivos e não pode deixar de estar entre elas”, salientou Franzini. “Desta forma, precisamos sediar os jogos, mas, precisamos de recursos externos, vindos do Governo Federal ou outras fontes. Precisamos de prazos para realizar reformas, ampliações e adequações em nossas praças esportivas que não receberam a devida atenção ao longo dos anos”, completou ele.

O Prefeito Rogério Lorenzetti confirmou o seu interesse em realizar um grande evento esportivo como as finais dos JOJUPs, mas, segundo ele, é preciso fazer de maneira responsável, para que os esportistas e visitantes possam ser recebidos com dignidade e conforto.

De acordo com o presidente da Fespar, a reunião em Umuarama serviu ainda para fazer contatos com os dirigentes da Paraná Esporte, que poderão dar apoio nos projetos que estão em tramitação no Governo do Estado. Um exemplo é o Projeto da Pista de Atletismo do Colégio Estadual, que teve, recentemente, aprovado o recurso para pagamento da empresa que fará os projetos civis e arquitetônicos da nova pista.

Outro projeto em tramitação é o de ampliação do Ginásio Lacerda Braga, que também será reformado pelo Governo Estadual. Para estes dois projetos, Paulo Franzini está recebendo o apoio do atual presidente da Paraná Esporte, que deverá colaborar para que Paranavaí seja mais um pólo esportivo no Noroeste do Estado.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto