Paranavaí se superou, avalia Paraná Esporte



“Paranavaí se superou, cumpriu todas as metas, Sabíamos que seria um grande desafio, já que há muito tempo a cidade não sediava um evento dessa importância”.

Assim o coordenador de competições oficiais da Paraná Esporte, Detlev Surkamp, avaliou os Jogos da Juventude do Paraná – Fase Final – cujo encerramento aconteceu sábado em clima de muita festa na piscina pública que abrigou as provas da Natação, última competição a terminar.

Surkamp lembrou que o sucesso do evento se mede não apenas pela sua organização, plenamente aprovada, mas também pela opinião da comunidade esportiva. Neste segundo quesito a cidade igualmente teve elogios de técnicos experientes, como Dema Blota, de Londrina; Marcelo Carneiro, de Colombo; de Rui César Comi, de Cascavel. Curitiba, através dos seus atletas e dirigentes, igualmente teceu elogios ao evento de Paranavaí.

O coordenador lembra que a cidade e a região ganharam muito com os Jogos da Juventude. Primeiro, porque ao longo dos anos as praças esportivas foram se depreciando, fato constatado pelas vistorias técnicas, tendência invertida pelos Jojup’s, já que o município revitalizou os seus ginásios, estádios e também a piscina municipal, antes desativada. “A expectativa de verificar a capacidade de Paranavaí para esse evento era grande e a cidade deu a melhor resposta possível”, sintetizou.

Na despedida dos jogos sábado à noite, Surkamp aproveitou para fazer agradecimentos a todos que se empenharam para a realização dos Jojup’s. Citou o secretário de Educação Maurício Requião, o presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde, além do prefeito Maurício Yamakawa e do presidente da Fespar – Fundação de Esportes de Paranavaí, José Edegar Pereira e equipe. “Paranavaí está de parabéns”, reforçou, lembrando que foi a maior edição dos Jogos da Juventude de todos os tempos, com participação de mais de 7 mil atletas, técnicos e diretores.

O prefeito Maurício Yamakawa viveu intensamente os Jogos da Juventude. Percorrendo todas as praças esportivas, acompanhando jogos, ajudando na resolução de pequenas dificuldades surgidas nos 10 dias de competições (naturais num evento desse porte), Yamakawa se revelou feliz por ver a cidade cumprindo os seus objetivos. O evento satisfez a comunidade esportiva do Paraná, chamou a atenção da população para a importância do Esporte.

O principal motivo de comemoração, no entanto, é a “herança bendita” que os jogos deixam para Paranavaí. Por conta desse evento, a Prefeitura investiu mais de R$ 300 mil na melhoria das condições dos locais de prova. A partir desta semana, o prefeito quer utilização máxima por parte da população. É uma forma de preservar, formar atletas e afastar jovens dos perigos da vida moderna.

Para dar suporte nos treinamentos, a Prefeitura mantém convênios com as associações desportivas das mais variadas modalidades, contando com técnicos capacitados e experientes. São investidos mensalmente mais de R$ 50 mil, que dão grande retorno, como, por exemplo, a brilhante participação nos Jojup’s, conquistando o sétimo lugar. Paranavaí está entre as 30 maiores cidades, o que torna o feito ainda mais espetacular.

Para encerrar, o prefeito fez questão de agradecer aos voluntários que contribuíram para a realização dos jogos. Foram dezenas de pessoas que se colocaram à disposição para ajudar, seja auxiliando nas praças esportivas ou acolhendo um visitante. Também os profissionais mereceram iguais agradecimentos, já que foram dias de intenso trabalho. Os parceiros igualmente foram homenageados pelo prefeito, pois entenderam o espírito do evento. “Hoje é um dia de muita felicidade, pois a nossa cidade, verdadeiramente, abraçou o Paraná”, finalizou.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1747






Design by Gustavo Picoloto