Será lançado projeto que leva leitura ao transporte coletivo


  

Sexta-feira, às 10h, no Terminal Rodoviário Urbano (Praça Brasil), será lançado o projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” que vai levar arte e cultura aos usuários do transporte coletivo. O projeto que faz parte da programação do 2º Fórum de Cultura, que é uma iniciativa da Fundação Cultural em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Rotary Club Paranavaí Entre Rios e Viação Cidade Paranavaí (VCP).

Veja também: 2º Fórum de Cultura

O projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” vai disponibilizar de 20 a 24 livros em cada ônibus da VCP. O usuário do transporte coletivo terá direito a escolher qualquer obra para ler enquanto estiver no veículo. Se preferir, poderá fazer um empréstimo por período de 30 dias. “Todo o material informativo sobre como o projeto vai funcionar estará no ônibus. Haverá de cinco a seis bolsas, cada uma contendo quatro livros dos mais variados gêneros, inclusive os clássicos da literatura”, explica um dos coordenadores do projeto, Alexandre Costa Santiago, acrescentando que vão oferecer também revistas e jornais.

Cada parceiro desempenha um papel determinante para o sucesso da iniciativa. A Fundação Cultural está oferecendo os livros por meio da Biblioteca Municipal Júlia Wanderley. O Rotary Club Paranavaí Entre Rios patrocinou a confecção das bolsas e ainda fará campanhas de doações de livros. A Viação Cidade Paranavaí fará o controle dos empréstimos e devoluções. “Já o Sesc ficou encarregado da programação cultural. Eles vão oferecer apresentações artísticas dentro dos ônibus, inclusive declamações”, explica Santiago. Conforme os livros serão emprestados a coordenação fará reposições de obras.

Quem quiser levar algum livro para casa terá de preencher um cadastro com dados pessoais. “É a melhor forma para fazermos o projeto dar certo, até porque precisamos localizar o leitor, caso haja algum problema”, justifica o coordenador. Para o êxito da iniciativa, o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira, também coordenador do projeto, pede que os usuários do transporte coletivo contribuam com críticas e sugestões. “É muito importante a participação da comunidade”, enfatiza.

Após o lançamento do projeto, ao longo de 10 dias os parceiros farão a divulgação da iniciativa para então colocá-la em prática. “Precisamos explicar aos usuários como tudo isso vai funcionar. Vamos prepará-los antes”, frisa Alexandre Costa que encara o projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” como um contraponto cultural. O objetivo principal é despertar o hábito da leitura nos usuários e também estimulá-los a participarem dos eventos culturais da cidade. “Em Paranavaí, temos quatro mil pessoas que usam o transporte coletivo todos os dias. Se a gente atingir 10% desse total já ficaremos satisfeitos porque teremos alcançado nossa meta”, finaliza Santiago.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto