Varejo em Revolução ensina como explorar os sentidos dos consumidores


  

A abordagem estratégica dos cinco sentidos humanos no varejo é um dos temas do Fórum Varejo em Revolução, que acontece em Paranavaí, de 19 a 22 de julho. Para falar sobre o assunto, bastante atual, o Sebrae/PR e a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), realizadores do evento, convidam a especialista Heloísa Omine, que falará aos empresários do município no dia 19 de julho, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso da Costa.

Veja também:
Fórum aponta oportunidades do comércio eletrônico
Fórum discute tendências do varejo

Publicitária, Heloísa Omine é mestranda em Moda e Design pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Visual Merchandising pelo Fashion Institute of Technology - Nova York University (FIT). Sócia-diretora da 6D Retail, empresa do Grupo Ideas2Go, que atende empresas como Banco do Brasil, Samsung, Azaleia, Olympicus, Grupo Pão de Açúcar, Flamengo, Rebook e Vivo, Heloísa Omine também atua como professora em cursos de pós-graduação em Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP) e Universidade de São Paulo (USP).

Ela explica que o Marketing Sensorial alia identidade de marca e atmosfera de compra ao compor estratégias estruturadas nos cinco sentidos humanos, integrados ao ambiente de compra. “Um exemplo é o som em uma loja, que muitas vezes é percebido como trilha sonora, atraindo e convidando o consumidor para a compra”, explica a publicitária, que ministrará a palestra “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”.

O Varejo em Revolução é um evento que traz, pela primeira vez para Paranavaí, palestras e workshops com temas relevantes para empresários e colaboradores do setor. A iniciativa, do Sebrae/PR e ACIAP, é uma parceria com o Sistema Fecomércio/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Prefeitura Municipal.

Heloísa Omine esclarece que, de modo geral, o varejo já tem trabalhado com Marketing Sensorial por meio de cores, comunicação visual e iluminação intimista, que proporciona conforto e bem-estar. “Os empresários também adotam a música, principalmente no varejo de moda jovem. Já o aroma reconfortante é utilizado por algumas redes, principalmente em shoppings, mas ainda é uma ferramenta recente e que pode ser mais explorada”, afirma.

O resultado desse trabalho, destaca a especialista, é a permanência do consumidor na loja e a maior possibilidade de efetivação de compra por causa do ambiente agradável e aconchegante para o consumo. “Além disso, as estratégias sensoriais favorecem a manutenção da relação do cliente com a marca e com a loja, mas, para isso, é necessário consistência na identidade da marca, na proposta da loja e no conhecimento do consumidor com quem se quer relacionar”, complementa Heloísa Omine.

O consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, também salienta que as vantagens dessa tendência são os investimentos de baixo custo e os impulsos que, ao serem captados pelos sentidos do cliente, geram lembranças, bem-estar e desejos. “Os empresários não podem ficar de fora desse processo de modernização do varejo. Por isso, eventos como o Varejo em Revolução são importantes, para discutir tendências e novidades no setor.”

Programação
Para analisar e discutir as tendências de mercado do comércio, o Varejo em Revolução oferece cinco palestras e três workshops, em Paranavaí.

Além do tema “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”, o evento vai abordar: “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio” (20 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (20 de julho, depois da palestra “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, com Dailton Filipini); “O Comportamento do Consumidor do Varejo” (21 de julho, às 19h30, com Galileu Limonta Maia e Francisco Giovanni David Vieira); e“Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” (21 de julho, depois da palestra “O Comportamento do Consumidor do Varejo”).

Já os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, serão realizados no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.

Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865; ou na ACIAP, no (44) 3421-5400.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto