Projeto Autores e Ideias: Escritores conceituados vêm a Paranavaí discutir literatura e urbanidade


  

Na quarta-feira, às 20h, a Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade será cenário do projeto “Autores e Ideias”, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que terá como tema “Literatura e Urbanidade” e traz a Paranavaí os respeitados escritores Ana Teresa Jardim e Luiz Ruffato. As inscrições para o evento são gratuitas, mas devem ser feitas com antecedência no Sesc.

Este mês, o bate-papo com autores se pautará na conexão entre as letras e o espaço urbano. Na perspectiva da escritora Ana Teresa, conhecida pela sensibilidade em abordar o contexto citadino a partir do invisível, do individual e do imaterial, a cidade é a metáfora da vida, do percurso. “Na literatura, temos o subúrbio recriado de Nelson Rodrigues, a Copacabana melancólica de Clarice Lispector. A cidade de que quero falar nesse encontro não tem estatísticas, solidão urbana, isolamento e desespero, apesar de ser frágil e humana”, explica a autora.

Ana Teresa também é tradutora, professora universitária com doutorado em cultura e comunicação pela Universidade de Essex, no Reino Unido, onde já lecionou para estudantes de cinema. Entre algumas obras da escritora estão “A Cidade em Fuga”, “No Fio da Noite”, “A mesa Branca” e “Perceptions: uma memória”. Já Luiz Ruffato, outro convidado ilustre do encontro de quarta-feira, às 20h, na Casa da Cultura, é um escritor que tem a habilidade de apresentar as características de um espaço a partir da subjetividade de seus personagens.

“É o entrecruzamento das experiências de fora e de dentro dos personagens que me interessa. Acho importante erigir a interpretação da História com as histórias, acompanhar a transformação do país pelos olhos de quem verdadeiramente comanda”, destaca Ruffato que cria histórias a partir de contextualizações cronológicas, avalia o passado para interpretar o presente, tudo em um processo que ele mesmo denomina de “decomposição”.

Luiz Ruffato tem obras publicadas nos Estados Unidos, França, Argentina, Itália, Portugal, Angola, Suécia e Polônia. Já foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), faturou o Prêmio Machado de Assis e Prêmio Jabuti de Literatura. Entre algumas obras do autor estão “Eles eram muitos cavalos”, “De mim já nem se lembra”, “Estive em Lisboa e lembrei de você”. O projeto “Autores e Ideias” tem o apoio da Fundação Cultural de Paranavaí e Ibirapuera Móveis.

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto