Aulas do Projovem Urbano começaram na segunda-feira


  

Começaram nesta segunda-feira (06/04), em 15 cidades do Paraná, as aulas do Projovem Urbano, programa que tem como objetivo elevar o grau de escolaridade entre os jovens, viabilizando alternativas para a conclusão do ensino fundamental e a consequente qualificação profissional. As aulas ocorrem no período da noite.

Cerca de 6 mil jovens se inscreveram no Projovem Urbano, que tem duração de 18 meses e oferece, além da conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional nas áreas de Telemática ou Administração. Os participantes também recebem um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 mensais durante o período do programa.

Até 2008, o Projovem Urbano era implantado pelo governo federal em municípios com população superior a 200 mil habitantes, numa parceria direta com as prefeituras. A partir deste ano, municípios com população inferior a 200 mil habitantes também estão sendo beneficiados, através de convênios firmados entre o governo federal e os governos estaduais. No Paraná, a implementação do programa está sendo feita pela Secretaria da Criança e da Juventude.

Os municípios que vão receber o Projovem Urbano nesta primeira fase são Paranaguá, Castro, Telêmaco Borba, Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Guarapuava, Medianeira, Palmas, Paranavaí, Pato Branco, Santo Antônio da Platina, Sarandi, Toledo e Umuarama.

Até o final de 2010, o governo do Paraná pretende promover a inclusão de 21 mil jovens e ampliar o número de municípios beneficiados.

A seleção das cidades foi feita pela Coordenação Estadual do Projovem Urbano com base nos estudos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, levando em consideração os locais com maior defasagem de aprendizagem e fora do mundo do trabalho na faixa da população entre 18 a 29 anos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto