Centro Agroalimentar do Cetem deve começar a funcionar em abril


  

O prefeito Rogério Lorenzetti homologou na tarde da última sexta-feira (22/3) o projeto de lei que autoriza a concessão de direito real de uso de bem público do imóvel localizado no Jardim São Jorge, antiga sede do Senai, ao Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca) para a instalação do Centro Agroalimentar, que deve começar a funcionar em abril.

O prédio também irá abrigar, dentro de poucos dias, a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Juntas, as duas entidades irão promover cursos de capacitação profissional e o desenvolvimento produtivo, tecnológico, agroindustrial, comercial e de pesquisa e extensão da cadeia produtiva da mandioca e demais cadeias produtivas locais, tais como leite, corte, aves, laranja e produção agropecuária e agroindustrial familiar.

No local, os produtores rurais, donas de casas, empresas e outras pessoas interessadas em se qualificar profissionalmente terão acesso a cursos e capacitações que serão realizadas em parceria com entidades do setor e de ensino superior do município que, por meio desse projeto, terão a oportunidade de se aproximar mais da comunidade local.

O Centro Agroalimentar vai contar com um laboratório de análises físico químicas e microbiológicas, cozinha industrial, sala de capacitação técnica, consultoria empresarial e de projetos, salas de administração e sanitários, totalizando 430 m². O período de concessão será de cinco anos podendo ser prorrogável por igual período.

A homologação foi muito comemorada por lideranças do setor da agricultura e representantes de entidades parceiras do projeto, entre elas o diretor do Cetem, Claudemir Grolli, o secretário municipal de Agricultura, Osmar Wessler, o chefe do Núcleo Regional da Seab, Gabriel Back, o presidente do Sindicato Rural, Ivo Pierin Junior, e demais representantes da entidade, representantes do IFET e Fatecie, e os vereadores Mohamad Smaili (presidente da Câmara) e José Galvão, que estiveram presentes no momento da assinatura, no gabinete do prefeito municipal.

Na oportunidade, Lorenzetti destacou a importância da agricultura e da agroindústria para a geração de emprego e renda no município e garantiu que o município continuará sendo parceiro de iniciativas que possam garantir o bom desenvolvimento do setor. “A nossa intenção é que o centro sirva para fomentar os pequenos produtores a fim de que eles possam desenvolver melhor suas atividades, porque quando existe o apoio técnico para fazer um produto diferenciado, o produtor consegue viabilizar o seu pequeno negócio para que possa exercer a sua atividade de maneira sustentável”, apontou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto