Cica, Cetem e Embrapa assinam protocolo de intenções para pesquisas tecnológicas com mandioca


  

Prefeitos e representantes dos 12 municípios que compõem o Cica (Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental) participaram na manhã desta sexta-feira (26/9) de uma Assembleia Geral para tratar de assuntos de interesse do Consórcio. Durante a Assembleia, os prefeitos do Cica assinaram um protocolo de intenções junto com o Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a realização de pesquisas tecnológicas com mandioca na região.

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, que também é presidente do Consórcio, avaliou que “a difusão de novas tecnologias é fundamental para agregar riquezas à nossa região. Sozinhos, os municípios conseguem fazer pouco, até pela questão dos recursos, que precisam ser muito bem administrados. Mas juntando as forças e recursos de todos, é possível sim dar passos importantes para o desenvolvimento de toda a região”.

O diretor do Cetem, Claudemir Grolli, explicou que desde 2004 já se trabalha um arranjo produtivo local da mandioca. “Nestes anos conseguimos uma parceria importante com a Embrapa, que cedeu dois pesquisadores para o Paraná. A ideia agora é elaborar um Plano de Trabalho que englobe todos os municípios do Consórcio e partir daí estudar maneiras para instalar unidades em algumas dessas cidades e criar uma rede para plantio de novas variedades de mandioca, orientação com relação a novas tecnologias, plantio direto, e ainda respaldo aos produtores rurais. Trabalhando através do Consórcio, é possível buscar recursos públicos que fomentem essas ações nos municípios”, destacou Grolli.

Durante a Assembleia do Cica ainda foram tratados outros assuntos de interesse dos municípios integrantes, como o ICMS Ecológico e o Plano Operativo Anual (POA) que determina o calendário de atuação da Patrulha do Campo para 2015.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto