Começa a safra de laranja na região de Paranavaí


  

A safra de laranja do ciclo 2009/10 começa oficialmente nesta segunda-feira (15/06), na região da Cocamar, com previsão de atingir 4,4 milhões de caixas de 40 quilos até o mês de dezembro, um avanço de 800 mil caixas em relação às 3,6 milhões obtidas na temporada anterior (2008/09).

Começa a safra de laranja na região de Paranavaí
Começa a safra de laranja na região de Paranavaí - foto: Jornal Cocamar

Segundo informa o engenheiro agrônomo Leandro César Teixeira, coordenador técnico de culturas perenes da cooperativa, a recomendação este ano foi aguardar que os frutos atingissem um estágio ideal de maturação para iniciar a operação. "Os pomares estão bem nutridos e a expectativa é de uma produtividade entre 2 e 2,5 caixas por árvore", afirma Teixeira.

Processo produtivo - Atualmente, dos 8,2 mil hectares plantados na região da Cocamar, 6,4 mil hectares encontram-se em processo produtivo, a maior parte em municípios localizados nas imediações de Paranavaí, cidade onde está sediada a fábrica de suco concentrado da cooperativa. A maior parte do suco é destinada para o mercado externo e esse produto representa atualmente 12% da pauta de exportações da cooperativa, sendo o segundo mais importante, perdendo apenas para o farelo de soja.

Fonte: Imprensa Cocamar






Design by Gustavo Picoloto