Conab e IBGE elevam expectativa de produção de grãos para 2009


  

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevaram neste mês de março a expectativa de produção de grãos para o Brasil em 2009, com o bom desempenho das lavouras nos Estados da Região Sul do País. No Paraná, a reação na produção vem ocorrendo em função do bom desempenho das lavouras de milho e feijão da segunda safra.

Ainda assim, a expectativa da produção agrícola para todo o País e para o Paraná é inferior à de 2008 em função da estiagem que prejudicou as lavouras entre o final do ano passado e início deste ano.

Conab e IBGE elevam expectativa de producao
Conab e IBGE elevam espectativa de produção de grãos - Foto: SECS

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta segunda-feira (9) aponta para uma produção total de 135,3 milhões de toneladas de grãos em 2009, que corresponde a uma queda de 7,3% em relação à produção total obtida no ano passado, que foi de 145,8 milhões de toneladas. A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), que também divulgou levantamento nesta segunda-feira, prevê estimativa semelhante para o País. A produção de 135,3 milhões de toneladas deverá ficar 6,1% menor em relação ao ano passado, que foi de 144,1 milhões de toneladas.

Para o Paraná, a estimativa da Conab sobe de 26 milhões de toneladas, previstas em fevereiro de 2009, para 26,4 milhões de toneladas neste mês de março. Esse aumento na expectativa da produção de grãos não foi suficiente para o Estado recuperar o status de primeiro produtor nacional de grãos, colocação perdida para o Mato Grosso em fevereiro. Ainda assim, o Estado se destaca como o maior produtor de milho, feijão e trigo.

Mas a diferença de produção entre os dois Estados, que era de 513,6 mil toneladas de grãos no mês passado, caiu para 252 mil toneladas este mês. Se continuar o bom desempenho das lavouras de feijão e milho da segunda safra e se a safra de trigo corresponder às expectativas para este ano, há condições de reversão e o Paraná poderá voltar a ser o maior produtor de grãos do País, prevê o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Carlos Simioni.

Conforme a Conab, a área ocupada com o feijão da segunda safra é 17,7% maior nste ano em relação ao ano passado, quando passou de 207,2 mil hectares plantados na safra 07/08 para 243,9 mil hectares plantados na safra 08/09. A produção deverá crescer 23%, passando de um 343,5 mil toneladas colhidas no ano passado para 421,9 mil toneladas colhidas este ano.

O milho da segunda safra no Estado manteve a área plantada no ano passado, mas a expectativa de produção cresce quase 3%, passando de um volume colhido de 5,65 milhões de toneladas em 2008 para 5,80 milhões de toneladas em 2009. Com isso, a expectativa de produção entre as duas safras de milho plantadas no Paraná vai para 11,83 milhões de toneladas, que corresponde a uma elevação de 131,6 toneladas em relação à expectativa do mês passado.

A expectativa para a produção de soja no Paraná também foi reavaliada de 9,9 milhões de toneladas no mês passado para 10,04 milhões de toneladas este mês. A soja também foi beneficiada pelo retorno das chuvas e houve recuperação de lavouras em algumas regiões do Estado, como Guarapuava e Ponta Grossa.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto