Curso sobre manejo de solos começa em Paranavaí na semana que vem


  

Para reduzir os problemas gerados pela erosão em propriedades rurais, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove, de 26 a 29 de outubro, em Paranavaí, o curso “Uso, Manejo e Conservação de Solos e Água”.

Além do Iapar, participam da realização do evento a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Secretaria Municipal de Agricultura. O evento conta, também, com o apoio do Sindicato Rural de Paranavaí e do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep).

Segundo o diretor técnico-científico do Iapar, Arnaldo Colozzi, “este curso resulta da recente ação encabeçada pela Seab e as entidades que participam do Grupo Estadual de Plantio Direto, de retomada do terraceamento no estado, e da busca pelo plantio direto de qualidade no Paraná”.

De acordo com o pesquisador da Unidade Regional do Iapar em Paranavaí, Jonez Fidalski, “o principal objetivo do curso é levar os conhecimentos sobre o uso, manejo e conservação de solos e água aos profissionais da assistência técnica no campo, que estão nessa frente, possibilitando que eles conheçam essas tecnologias e orientem os produtores a usá-las no campo”.

SAFRAS – Fidalski explica que o Paraná está, atualmente, em fase de transição da safra de inverno para a safra de verão, o que torna a data do evento oportuna, pois permite que as tecnologias apresentadas sejam implantadas no campo desde já.

O pesquisador ressalta, ainda, que o curso cumpre a uma demanda que já existia, em Paranavaí e região, por um evento que abordasse práticas conservacionistas na agricultura, como o terraceamento em sistemas de plantio direto conforme as orientações do boletim técnico n.º 71, “Espaçamento entre Terraços em Plantio Direto”, lançado pelo Iapar no início de setembro.

O curso está aberto à participação de instituições públicas e privadas. As vagas estão limitadas a 25 pessoas, pois, na ocasião, será feita uma prática sobre terraceamentos agrícolas. “Durante o curso haverá atividade de campo para observar perfis de solos característicos de uma topossequência da formação arenito Caiuá (latossolo, argissolo e neossolo quartzarênico) na microbacia hidrográfica do Ribeirão Araras, e perfis de solo da formação basáltica (latossolo, nitossolo e neossolo) no Distrito de Graciosa. Todos esses perfis de solo localizam-se no município de Paranavaí”, completa Fidalski.

Serviço:

Curso de Uso, Manejo e Conservação de Solos e Água (Região de Paranavaí)

Data: 26 a 29 de outubro de 2010

Local: Sindicato Rural de Paranavaí e Estação Experimental do Iapar, Paranavaí-PR

Público: profissionais da área, de nível médio e superior, de órgãos oficiais e da iniciativa privada, limitado a 25 participantes.

Temática: Classificação de solos; Classes de aptidão de uso do solo agrícola; Física de solo; Manejo de solo; Sistema de terraceamento.

Vagas: Limitadas; Confirmação: (44) 3421-2800 (Emater)

Agenda proposta:

- Planejamento Conservacionista – Manoel Luiz de Azevedo – Seab

- Classificação de solos – Oromar João Bertol – Emater

(Geologia; Relevo; Clima Relação solo / paisagem; Vegetação; Hidrografia; Descrição das Unidades / Taxonomia; Perfil; Características; Toposseqüência predominante; Uso do mapa de solos; Prática de campo; Identificação das Unidades)

- Classes de capacidade de uso do solo / Classes de aptidão de uso do solo agrícola – Oromar João Bertol – Emater (Conceituação; Sistema de manejo: Bom, Regular, Restrito, Inapto)

- Física de solo – Jonez Fidalski – Iapar (Qualidade física do solo; Indicadores de qualidade física do solo; Densidade; Porosidade; Água; Resistência do solo à penetração)

- Manejo de solo – Jonez Fidalski – Iapar (Preparo de solo em sistema de terraceamento; Pastagem, Mandioca, Laranja; Manejo da cobertura permanente; Terraceamento; Tabela de espaçamento; Dimensionamento de terraços através da informatização; Tipos de terraços; Proposta de terraceamento para o arenito; Reforma e manutenção de terraços; Integração entre estradas, carreadores e sistema de terraceamento; Calagem)

- Prática de campo – Claodemir José Grolli – Cetem/Secretaria Municipal; e Ilson Jonacir Rodrigues Gomes – Emater (Construção de terraços; Reforma e manutenção de terraços; Cálculo da secção do canal do terraço; Construção de leito de estrada com trator de pneus e arado integrado ao sistema de terraceamento).

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto